Apple contrata ex-funcionários da Texas para centro de desenvolvimento de chip

0

A Apple está contratando ex-funcionários da Texas Instruments, a fim de impulsionar seu centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em arquitetura de chips. Eles estão sendo alocados no laboratório da empresa nas cidades de Hertezliya e Haifa, em Israel. Os empregados incorporados são parte dos 1,7 mil demitidos pela Texas, um dos pontos centrais de seu plano de reestruturação para tentar reverter os prejuízos registrados nos últimos trimestres. Com a medida, 250 especialistas em P&D  do centro que a empresa mantém em Ra’anana, também em Israel, foram dispensados.

De acordo com o The Next Web, muitos dos engenheiros despedidos estavam trabalhando no centro de desenvolvimento voltado a chips OMAP (Open Multimedia Applications Platform) — chips para aplicações multimídia para dispositivos móveis — e de rádio, incluindo as tecnologias Wi-Fi e Bluetooth, para smartphones e tablets. A Texas optou por descontinuar as operações desses chips e dar prioridade a plataformas embarcadas. Além disso, a companhia deve transferir toda a estrutura de P&D de volta para os Estados Unidos, encerrando de vez as atividades em Israel.

A Apple se aproveitou dessa situação. A empresa começou a buscar engenheiros em janeiro. O objetivo era montar uma equipe especializada no desenvolvimento de semicondutores com forte ênfase em circuitos elétricos e de testes analógicos e de hardware. Trata-se do primeiro laboratório de peso fora da Califórnia, onde fica a sede da fabricante, apesar de manter algumas unidades em Austin, no Texas, Vancouver, no Canadá, e na França e Alemanha.

Ainda segundo o The Next Web, provavelmente os engenheiros vindos da Texas irão se concentrar em projetos da unidade de tecnologia, responsável por processadores como o novo A6X, presente no iPad 4. Sua arquitetura foi desenvolvida por uma equipe da própria empresa, o que se acredita ser a primeira CPU totalmente customizada pela Apple, incluída também no iPhone.  A empresa define o futuro da área como “ambicioso”, ganhando destaque na cobertura midiática também devido aos planos de incorporar componentes próprios também nas linhas de computadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.