Big data já é aposta de 75% dos líderes empresariais para tomada de decisões

0

As empresas em todo o mundo cada vez mais terão de se adequar ao conceito de big data — enormes volumes de informações que precisam ser tratados, por envolverem dados não estruturados provenientes das mais diversas fontes — se quiserem aperfeiçoar seus processos de decisão. O alerta tem como base estudo encomendado à The Economist pela Capgemini, o qual revela que 75% dos líderes empresariais apostam no big data para a tomada de decisões. Além disso, eles afirmam que a coleta e a análise dessas informações servem de base para definir suas estratégias de negócios e apoiar o processo decisório no dia-a-dia. Na opinião de nove em cada dez executivos os dados já são o “quarto fator de produção”, tão fundamental aos negócios quanto a terra, o trabalho e o capital.

O estudo mostra também que líderes que baseiam suas análises na combinação da experiência e intuição são cada vez mais raros. Mais da metade deles (54%) considera suspeita a tomada de decisão de gestão com base na intuição ou simples experiência. De acordo com 65% dos entrevistados, as decisões de gestão estão cada vez mais baseadas na “profunda análise da informação”. Este índice chega a 76% no setor de energia e recursos naturais, 75% no de saúde e biotecnologia e 73%, em serviços financeiros.

Outro dado relevante é de que a maioria dos executivos (58%) depende da análise de dados não estruturados, inclusive textos, mensagens de voz, imagens e conteúdo de vídeos, e mais de 40% afirmam que as informações das redes sociais têm se tornado cada vez mais importantes nas decisões.

Questionados sobre os desafios em se trabalhar com grande volume de dados, 42% dos executivos afirmam que a análise de dados não estruturados são difíceis de interpretar e retardam a tomada de decisão. Já para a ampla maioria (85%), o crescente volume de informações não é o desafio principal, mas sim a capacidade de analisar e agir sobre os dados em tempo real. Também desafiadora é a escassez de analistas de dados talentosos alegada por 51% dos executivos

O levantamento realizado pela Economist Intelligence Unit, unidade de negócios independente do grupo The Economist, foi concluído em março e ouviu 43% de líderes do chamado C-level, que reúne CEO, CIO e CFOs, entre mais de 600 executivos de empresas do mundo todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.