MP do Rio lança site sobre direitos e deveres do consumidor

0

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) lançou o site Consumidor Vencedor, que reúne, com linguagem simples e acessível, sentenças judiciais que tratam dos direitos e deveres do consumidor, tais como restituição de cobrança de valores indevidos e pagamento de indenizações. O objetivo é prestar informação aos consumidores sobre decisões que foram ajuizadas pelo órgão.

O site também oferece os chamados termos de compromisso de ajustamento (TAC), acordos assumidos por empresas, perante o ministério, com o intuito de corrigir possíveis danos aos direitos dos consumidores. “As informações disponíveis no site são para leigos, pessoas comuns que vão encontrar os assuntos divididos por temas: alimentação, informação, vendas online, transportes, entre outros”, explicou a promotora de Justiça Heloísa Melo.

Segundo ela, a ideia é que o portal seja um espaço de diálogo entre o ministério e a sociedade. “Nosso interesse é que as pessoas fiscalizem o cumprimento dessas decisões, porque não adianta a gente ganhar em juízo e não conseguir concretizá-las. Nós precisamos saber se elas estão sendo cumpridas”, avaliou.

Nos casos de interesse de natureza coletiva, que envolvem grupos de pessoas, “o promotor que receber a notícia de que determinada questão não está sendo observada (pela empresa), vai a juízo, comunica e pede a aplicação, por exemplo, de uma multa ao fornecedor que não está cumprindo aquela obrigação que a Justiça já determinou de maneira definitiva”, concluiu a promotora. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.