Fazer mais com menos investimentos

0

Fazer mais com menos. Ou melhor, otimizar recursos para aumentar a performance e reduzir custos. Esse tem sido o lema das empresas, especialmente em períodos com baixo crescimento do PIB e inflação em alta. Quem não se modernizar pode perder a grande oportunidade de utilizar a tecnologia a seu favor, oferecendo aos clientes aquilo que eles realmente buscam: mais eficiência com menos investimentos.

Ao contrário do que muitos pensam, investir em inovação não significa trocar todos os recursos tecnológicos implementados. É possível aproveitar o legado e incorporar novas ferramentas que poderão ampliar as ofertas para atender a demanda por eficiência operacional. Nesse cenário, as soluções de otimização da força de trabalho (WFO – Work Force Optimization), tem ganhado um espaço importante nas organizações.

As soluções de WFO oferecem capacidades completas de gravação, gestão de qualidade, planejamento da força de trabalho e gestão e análise das principais métricas de desempenho, que podem ser aprimoradas utilizando estratégias de gamification ou gamificação. Ao explorar práticas de jogos, as empresas buscam envolver os funcionários, que tendem a se tornar mais engajados na jornada do cliente.

Estudos realizados por associações de contact centers indicam que cada funcionário pouco motivado custa para a empresa 46% de seu salário em perda de produtividade. A exploração do gamification é uma maneira de impulsionar melhorias de desempenho, recompensar os funcionários que apresentam melhor performance e reduzir significativamente as despesas com rotatividade e treinamentos. Além disso, aproxima o colaborador do cliente, oferecendo uma experiência diferenciada e memorável.

Um dos principais pilares das soluções de WFO é o workforce management, sendo que um de seus benefícios é a capacidade de trabalhar com dados históricos massivos e prever — com precisão — a demanda futura, ao mesmo tempo em que tem controle das escalas de trabalho e disponibilidade dos recursos de atendimento. Assim, ocorrendo um aumento no volume de ligações, o coordenador de um contact center consegue estimar a quantidade necessária de colaboradores naquele dia, naquele intervalo, sem correr o risco de ter funcionários excedentes ou faltantes.

A tomada de decisão é facilitada pela visibilidade gráfica de interfaces que demonstram com clareza o nível de serviço esperado assim como o falta/sobra de agentes previstos na operação. Algumas soluções permitem uma dinâmica sofisticada de interação de funcionários e gestores, controlando o agendamento e as mudanças de horários de acordo com a demanda em tempo real.

Essa maior agilidade no ajuste de horários permite às organizações o pronto gerenciamento de imprevistos, ajudando-as a otimizar as equipes em todos os momentos. Disponíveis em aplicativos móveis, algumas soluções recém-lançadas no mercado permitem aos responsáveis ter uma visibilidade completa do quadro de colaboradores, mesmo que estejam fora do escritório.

Os agentes podem alterar instantaneamente suas escalas e atividades planejadas, em qualquer lugar e a qualquer momento, utilizando um aplicativo móvel inteligente para responder a um chamado de emergência, ou para participar de forma proativa na atualização regular de seus agendamentos de horários.

Todas essas funcionalidades para gerenciar e otimizar a força de trabalho impactam de maneira positiva no dia a dia das empresas, que encontram na tecnologia a melhor forma de ampliar a eficiência operacional com garantia de retorno no investimento.

*Marcelo Bueno é diretor comercial da Nice Systems.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.