Laptop educacional está em estudo no Serpro

0

Dois protótipos do laptop educacional Mobilis, desenvolvido pela empresa indiana Encore, chegaram na semana passada ao Serpro, o serviço de processamento de dados do governo federal, para avaliação. Os equipamentos agora seguirão de Brasília para o Centro de Especialização Unix-Linux da empresa, em Recife, onde passarão por testes de desempenho e software.

O Serpro, como empresa pública de tecnologia da informação e comunicações, integra o Programa UCA (Um Computador por Aluno), do governo federal, que estuda a aplicação pedagógica do computador no universo escolar brasileiro.

Segundo Robinson Margato, superintendente do Serpro, a participação da empresa no projeto é fundamental. ?Ela tem condições de avaliar tecnicamente o hardware e a configuração de software proposta, sugerindo alterações, caso necessário, para a adequação do equipamento às necessidades do programa. O Serpro atua, nesse caso, como agente facilitador na aplicação da tecnologia às políticas públicas do governo federal.?

O Mobilis é um dos três protótipos testados pelo Ministério da Educação para programas de inclusão digital nas escolas brasileiras. Além de rodar Linux, o protótipo tem tela de cristal líquido (LCD) de 7 a 7,5 polegadas, bateria com autonomia de até seis horas, saída de vídeo VGA, placa Ethernet, modem de 56K, som estéreo e microfone embutidos.

Um piloto do UCA será lançado ainda este mês, quando a Escola Estadual Luciana de Abreu, em Porto Alegre (RS), e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva Bruno, São Paulo (SP), serão as duas primeiras a contar com os equipamentos. Cada uma delas receberá cem máquinas do XO, computador idealizado por Negroponte e projetado pela ONG OLPC (One Laptop Per Child).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.