Cronograma para debater regras para lan houses será definido este mês

0

A comissão especial da Câmara dos Deputados que vai debater as regras para casas de jogos e diversões eletrônicas em rede ou que oferecem acesso à internet, mais conhecidas como lan houses, começará a definir o cronograma para analisar os projetos que tratam do assunto.
No próximo dia 23, a Comissão Especial das Casas de Jogos Eletrônicos instalada pela Câmara dos Deputados deve definir um cronograma de trabalho. O relator da comissão, Otávio Leite (PSDB-RJ), acredita que em 60 dias será possível ouvir todos os setores que de alguma forma estejam envolvidos com a questão. "Vamos começar pelas próprias lan houses, suas associações, o Sebrae, porque é uma atividade econômica, além dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e da Justiça, a Polícia Federal, as universidades que estão trabalhando com inclusão digital, o Centro de Democratização da Internet e coisas do gênero", informa o parlamentar.
De acordo com Leite, o principal objetivo é proteger crianças e adolescentes dos perigos que a falta de uma norma nacional dessa atividade pode trazer. "O nosso objetivo é construir uma regra nacional tipificando a lan house com o papel que ela tem que cumprir na sociedade, que é servir de centro de inclusão digital popular", explicou.
Segundo ele, existem no Brasil cerca de 80 mil lan houses e a grande maioria está livre de qualquer regulamentação, já que apenas alguns estados aprovaram leis sobre o assunto. Leite observou que a ideia não é restringir as lan houses, frisando que há os jogos que são permitidos pelo próprio Ministério da Justiça, que têm a ver com divertimento, entretenimento. "O que não dá é para fazer da lan house um espaço para crimes – pedofilia, coisas do gênero", argumentou.
O projeto principal em análise pela comissão especial prevê que os estabelecimentos terão que informar, em local visível, a natureza dos jogos oferecidos e o público a que se destinam, de acordo com a classificação indicativa atribuída pelo Poder Público.
O texto também proíbe propaganda, exposição e venda de produtos como armas e munições, bebidas alcoólicas, produtos que possam causar dependência física ou química, fogos de artifício, bilhetes de jogos de azar e publicações com conteúdo inadequado para crianças e adolescentes.
A proposta obriga ainda os proprietários das lan houses a cadastrar usuários e responsáveis, registrando nome, domicílio e número de registro de identidade. Para os donos de estabelecimentos que não cumprirem a regra, o projeto prevê multa e até o fechamento do local por até quinze dias.
Além do projeto principal, a comissão especial vai analisar os oito projetos que tramitam em conjunto. Eles proíbem, por exemplo, o funcionamento de lan houses próximo a escolas, o acesso a jogos violentos e a entrada de menores de 16 anos nesses estabelecimentos. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.