Samsung almeja conquistar liderança no Brasil em 2010

0

A Samsung foi a fabricante que mais ganhou participação no mercado brasileiro de handsets no ano passado. A empresa, que até então ocupava o quarto lugar em volume de vendas, conquistou a segunda posição em novembro passado e a manteve em dezembro. A Samsung ultrapassou a Motorola e a LG, ficando atrás apenas da Nokia. As informações provêm de pesquisa contratada pela própria fabricante. Em 2010, a meta é alcançar a liderança no mercado nacional, afirma o vice-presidente de telecomunicações da Samsung no Brasil, Silvio Stagni.
Segundo fontes diversas, a explicação para o crescimento da Samsung seria uma política agressiva de preços. Stagni discorda, informando que em faturamento a empresa ficou em primeiro lugar ao fim do ano, pois o preço médio de seus aparelhos estava acima daquele verificado nas vendas da Nokia e da LG. Uma possível explicação para o desempenho da empresa pode estar no sucesso de seu celular low end, o E1085. "Modelos de até R$ 199 representam 58% das vendas no Brasil. Para brigar pela liderança aqui é preciso atuar nesse segmento", explica Stagni.
A conquista do segundo lugar no Brasil era uma obsessão da matriz da Samsung. A companhia já estava em segundo lugar no mundo há um ano e não aceitava a condição de estar na quarta posição no Brasil, mercado emergente e considerado estratégico para qualquer grande fabricante.
Estima-se que em 2009 tenham sido vendidos 39 milhões de telefones celulares no Brasil. A Samsung não revela quantas unidades ela comercializou no País. Stagni conta apenas que o mercado interno consumiu praticamente toda a produção da empresa no Brasil. Para 2010, o executivo espera que o mercado brasileiro cresça aproximadamente 10%, alcançando algo entre 42 e 43 milhões de celulares vendidos. O segmento de smartphones especificamente deve subir 40%, alcançando a marca de 2 milhões de unidades vendidas. Nessa estimativa, Stagni classifica como smartphone qualquer aparelho com sistema operacional aberto e capaz de baixar aplicativos de escritório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.