Symbian conclui abertura de código-fonte de sistema operacional

0

A Fundação Symbian, dona do sistema operacional para celulares de mesmo nome, anunciou na quinta-feira, 4, que completou a abertura do código-fonte do programa, liberando-o gratuitamente para qualquer desenvolvedor. Segundo comunicado da empresa, o anúncio foi feito quatro meses antes do programado, mas ela diz que ainda vai lançar o roadmap para a plataforma.
De acordo com o diretor executivo da Fundação, Lee Williams, a intenção de liberar o código-fonte existe desde a criação do Symbian, cerca de dez anos atrás, com o intuito de garantir a inovação e a renovação do produto e do próprio mercado em que atua.
O executivo aponta que estar à frente do calendário programado apenas reflete o comprometimento dos gestores e de todos os funcionários com os objetivos da Fundação.
Na opinião do analista da IDC, John Delaney, ter o sistema operacional mais usado do mundo em código aberto será um passo importante para o mercado. Ele acredita que isso ajudará a tornar os dispositivos móveis cada vez mais únicos e pessoais.
Os pacotes do software podem ser baixados no site tiny.symbian.org/open, de acordo com os termos de licença da Eclipse Public License.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.