Vendas globais de smartphones crescem 15% em 2009

0

A taxa de crescimento das vendas mundiais de smartphones evoluiu 15,1% no ano passado, saltando de 151,4 milhões de unidades em 2008 para 174,2 milhões de unidades, informou a empresa de pesquisa IDC.
O resultado foi impulsionado principalmente pelo quarto trimestre, quando foram comercializados 54,5 milhões de smartphones, número 39% superior ao registrado no mesmo período de 2008.
Para 2010, a IDC projeta que o mercado atingirá novo recorde de vendas, puxado pelo maior número de aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, e pelo lançamento de novas versões do Symbian e do Windows Mobile, da Microsoft.
Segundo o estudo, a Nokia ainda é a fabricante líder de mercado, considerando tanto o último trimestre quanto o acumulado no ano. No quarto trimestre de 2009, a fabricante finlandesa obteve participação de 38,2%, seguida pela Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, com 19,6%. Em terceiro lugar ficou a Apple, dona do iPhone, com representatividade de 16%. A Motorola surpreendeu com o Droid, seu smartphone baseado no Android, e fechou o período na quarta posição, com 4,6% de market share. Por fim, em quinto lugar, vem a fabricante taiwanesa High Tech Computer (HTC), com participação de 4,4%.
No cômputo de todo o ano passado, a Nokia respondeu por 38,9% do total de smartphones vendidos, equanto a RIM e a Apple se mantiverem no segundo e terceiro postos, com participação de mercado de 19,8% e 14,4%, respectivamente. Em seguida, vieram HTC, com 8,1%, e Samsung, com 5,7%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.