Banco português defende separação de controladoras da Vivo

0

O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, defendeu neste domingo (4/3) que será melhor a separação da Portugal Telecom e da Telefônica no Brasil, depois de a operadora espanhola ter votado ao lado da Sonaecom na assembléia geral de acionistas da PT, realizada na sexta-feira (2/3), que rejeitou alterar o estatuto da companhia em relação ao limite de capital que um investidor pode ter, uma condição para o prosseguimento da oferta pública de aquisição apresentada pela Sonaecom, de 11,8 bilhões de euros.

A Portugal Telecom e a Telefônica dividem o controle da Vivo, cada uma com 50% do capital da operadora brasileira. "Vejo como difícil [a manutenção da parceria] por que a posição da Telefônica extremou-se demasiado e passou a ser um elemento que não faz sentido", afirmou o presidente do BES em declaração ao Telejornal, da emissora portuguesa RTP1. "Será melhor a separação. Após as circunstâncias a que chegamos vai ser difícil a convivência entre as duas", acrescentou Salgado.

O presidente do BES disse ainda que o banco vai permanecer na Portugal Telecom como acionista de longo prazo. "O BES desde muito cedo afirmou que a posição na PT é, há muitos anos, um investimento de longo prazo", disse Salgado. O banco, que é um dos maiores acionistas da Portugal Telecom, com uma participação de 8,08%, "pretende continuar na PT como investidor de longo prazo", afirmou.

Questionado sobre o valor oferecido pela Sonaecom na OPA, de 10,5 euros por ação da Portugal Telecom, Salgado disse que o preço não teve "consideração pelo valor real da empresa, e era relativamente baixo".

A OPA lançada há pouco mais de um ano pela Sonaecom sobre o grupo Portugal Telecom terminou na sexta-feira, depois de a maioria dos acionistas da operadora ter votado contra a desblindagem dos estatutos, condição essencial para o sucesso da oferta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.