Investimentos em CRM continuam em alta no país, revela pesquisa

0

Pesquisa realizada no fim do ano passado pela Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, em conjunto com a Ec-Metrics, revela que as empresas brasileiras continuam investindo em sistemas de gestão do relacionamento com clientes (CRM).

De acordo com o levantamento, realizado com 91 executivos ? entre presidentes e diretores de grandes empresas, durante o Conarec 2006 (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente) ?, 90,2% dos entrevistados efetuaram investimentos nesse setor nos últimos três anos.

O levantamento verificou que 78,3% investiram em CRM com o objetivo de obter crescimento de receitas, enquanto 21,7% alegaram que o intuito era reduzir custos e garantir a eficiência operacional. O atendimento ao cliente foi a área de maior investimento nas empresas com 69,6% contra 50% em marketing e 28,3% em vendas.

Com relação aos resultados com a aplicação de CRM, 95,7% dos entrevistados responderam que conseguiram atingir resultados com a ferramenta. Os fatores determinantes para o sucesso foram o controle e o acompanhamento dos resultados (56,9%), a mudança cultural (43,1%) e a qualidade da tecnologia (33,3%).

Para Giancarlo Berry, sócio-responsável pela área de CRM da Accenture na América Latina, esse resultado foi uma surpresa. ?O mais surpreendente foi constatar o nível de maturidade em que está chegando o mercado em termos de entendimento das questões relacionadas ao CRM e o movimento de redirecionamento dos esforços?, afirma.

A tendência para o futuro foi um dos tópicos apresentados na segunda parte da pesquisa. De acordo com a avaliação, 90,2% dos entrevistados responderam que o crescimento de receitas é um objetivo para o futuro, enquanto 35,3% responderam ser a redução de custos e eficiência operacional.

Quando questionados sobre que área a empresa irá investir mais, 60,8% apontaram o atendimento ao cliente, 49% marketing, 32,3% eficiência e 33,3% em vendas. No quesito atendimento ao cliente, 67,7% dos empresários responderam que o investimento será em melhoria no nível do serviço operacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.