Padrão GSM fecha 2006 com cerca de 310 milhões de usuários no mundo

0

A família de tecnologias GSM registrou um aumento de cerca de 100 milhões de novos assinantes no mundo, incluindo 27 milhões apenas no quarto trimestre do ano passado. Os dados são da 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDPA, segundo a qual, somando todos os países nos quais o padrão está presente, o número é de praticamente 310 milhões de usuários.

De acordo com a entidade, somente na América Latina, a base GSM atraiu mais de 81 milhões de novos clientes, ultrapassando a marca de 200 milhões de assinantes, enquanto o CDMA registrou 6 milhões de novas adições, e uma base de aproximadamente 62 milhões. ?O GSM novamente registrou uma grande crescimento na América Latina, especialmente no Brasil, México, Colômbia e Argentina. O Brasil terminou 2006 com 63 milhões de usuários GSM, o México com 43 milhões e a Argentina e a Colômbia com mais de 25 milhões cada um.

?Os quatro países representam 75% dos 208 milhões de usuários da tecnologia na América Latina no ano passado?, comentou Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe. ?As migrações de CDMA para GSM nessa região devem ser um dos motivos pelo excelente nível de crescimento. Além disso, a disponibilidade recente de terminais GSM de baixo custo abre o caminho de comunicações acessíveis e de alta qualidade para um número maior de clientes.?

Ainda segundo a 3G Americas, mais de 700 operadoras GSM estão operando no mundo inteiro, em 220 países. Esse número inclui 208 implementações da tecnologia EDGE (Enhanced Data rate for GSM Evolution) no mundo inteiro. Além disso, os serviços 3G da família GSM já estão disponíveis em vários locais do mundo, com 155 redes comerciais UMTS em serviço, 97 das quais já implementaram HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access).

?Embora a região esteja atingindo uma taxa de penetração mais madura, a região deve registrar um crescimento expressivo de assinaturas para o grupo de tecnologias durante os próximos três ou cinco anos?, informou Eva Benguigui, analista sênior da Informa Telecoms & Media. ?De acordo com a última previsão da Informa, até 2010 o GSM deve contabilizar 150 milhões de assinantes adicionais e mais de 25 milhões de registros UMTS na América Latina?, completou.

Durante o ano passado nos Estados Unidos e Canadá, a família GSM atraiu a maior porcentagem de clientes, terminando 2006 com 19 milhões de novos usuários, comparados aos 13 milhões do CDMA. A taxa de crescimento de 24% do GSM na América do Norte representou o dobro do alcançado pelo CDMA no último ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.