Setor de Call center investe na educação dos atendentes

0

Com o objetivo de melhorar a qualidade nos serviços de atendimento e na qualificação de jovens profissionais, as empresas brasileiras de call center vêm investindo em políticas educacionais aos funcionários.

Segundo pesquisa da PUC-SP com a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), o treinamento oferecido pelos call centers brasileiros é de, em média, 3,5 semanas, índice superior ao das centrais de atendimento dos Estados Unidos (2 semanas) e da França (1,5), por exemplo.

Além do treinamento tradicional, as empresas estão ajudando a viabilizar a obtenção do diploma universitário aos funcionários. A Dedic, empresa de call center com 15 mil funcionários, tem uma faculdade corporativa que já abriga mais de 2 mil alunos em 15 cursos reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Comércio, Gestão, Saúde, Turismo e Informática.

A Softway Contact Center tem iniciativa semelhante: instalou centros universitários em seus sites de Jundiaí (SP) e Florianópolis (SC), onde 1,1 mil colaboradores aprendem Gestão e Planejamento de Marketing e Vendas, em curso subsidiado pela empresa e também reconhecido pelo MEC. Outros 300 já se formaram.

Na CSU CardSystem, foi criada a Academia CSU, também voltada à educação corporativa. São cinco divisões: Escola de Talentos (voltada para trainees, estagiários e profissionais considerados de alto potencial de desenvolvimento), Escola de Liderança (cursos direcionados a lideranças corporativas e operacionais), Escola de Atendentes (foco em treinamento comportamental das Operações de Contact Center, desenvolvendo Atendentes, Monitores, Back Officers), Escola de Clientes (alinha as expectativas dos clientes com as ações de treinamento e desenvolvimento) e Escola de Negócios (para todas as áreas e todos os níveis hierárquicos — do operacional ao executivo).

"Mapeamos as competências, identificamos os pontos que precisam ser melhoramos e indicamos a escola apropriada para suprir determinado gap de conhecimento", explica Viviane Kakazu, gerente da área de treinamento e desenvolvimento da CSU e coordenadora do novo projeto.

Já a SPCOM se aliou ao Cursinho da Poli para estimular seus 3,5 mil funcionários a apostarem no ensino superior, oferecendo descontos especiais a quem se matricular nas aulas. ?É essencial fomentar ações que possibilitem aos funcionários um processo de aprendizado contínuo. Seja por meio de cursos e palestras internas, seja por meio de parcerias como essa?, avalia Alexandra Periscinoto, presidente da SPCOM.

?Como recrutamos funcionários sem experiência anterior, a qualificação é prioridade. Atendentes preparados e educados têm mais chance de crescer profissionalmente e fazer um plano de carreira dentro ou fora do call center?, aponta Topázio Silveira Neto, da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). ?Para o setor, a vantagem é termos funcionários mais comprometidos ao trabalho, o que certamente reflete na qualidade final do atendimento e na satisfação do consumidor?, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.