Governo de Santa Catarina quer se aproximar do setor de TIC

0

As entidades de tecnologia da informação e comunicação do Estado de Santa Catarina, representadas pelo Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic/SC), se reúnem nesta quinta-feira (6/4) com a Secretaria de Estado do Planejamento com o objetivo de definir um modelo de relacionamento entre as empresas de TIC catarinenses e o governo estadual. Na oportunidade, o Cetic irá apresentar a pedido da secretaria um documento com uma pauta de ações que visam o fortalecimento do setor de tecnologia do estado.

O pedido deste documento aconteceu no dia 15 de março, em um encontro entre as entidades, representadas pelos presidentes da Acate, SEPD Florianópolis, Assespro/SC e Sucesu/SC, e o governo do estado através do Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), da DTec (Diretoria de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica) e da Secretaria do Planejamento.

"A intenção do governo do estado em procurar o setor de tecnologia para juntos desenvolvermos um modelo de interação entre iniciativa privada e poder público foi muito bem recebida pelas entidades e empresas. Isso só foi possível por termos o Cetic/SC consolidado como instância representativa da TI catarinense", aponta Heitor Blum S. Thiago, presidente do conselho e da Sucesu/SC.

Entre os principais pontos abordados está a criação de novas regras para a execução de compras públicas no setor de tecnologia da informação pelo governo estadual. Outra preocupação apontada no documento está na formação de mão-de-obra para o setor, além da criação e fomento de parques tecnológicos e incubadoras de empresas e incentivos para projetos de inclusão digital da população catarinense. O setor reivindica ainda a revisão da política tributária aplicada em uma das economias mais significativas do estado, que chega faturar ao ano R$ 1,5 bilhão em seus três pólos de desenvolvimento tecnológico ? Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Outra sugestão que será apresentada é que todas as discussões referentes ao relacionamento entre governo do estado e setor de tecnologia sejam feitas na câmara setorial criada ano passado com este intuito. O CETIC/SC já apresentou outro documento ao governo do estado, que diz respeito a implantação de uma política clara de atração de empreendimentos de base tecnológica a Santa Catarina. A possibilidade de empresas multinacionais de tecnologia instalarem unidades de desenvolvimento no estado preocupou os empresários catarinenses nos últimos meses.

"Precisamos formar mais profissionais para o mercado, pois há falta de mão-de-obra qualificada. Além disso, nossa economia é baseada em micro e pequenos empresários. Uma grande empresa do exterior em Santa Catarina poderia ameaçar o empresariado que disputaria profissionais com as pequenas", aponta o presidente do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis, Carlos Augusto de Matos.

"Não somos contra a vinda das grandes. Muito pelo contrário: torcemos por iniciativas que tragam o desenvolvimento do nosso estado e da sua economia. Por isso a necessidade de efetivamente implantarmos juntos ? o setor público e privado ? uma política de atração de empreendimentos para o setor de tecnologia", defende o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, Alexandre d'Ávila da Cunha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.