Morgan Stanley sai em defesa da SAP sobre números da plataforma Hana

0

Acusada de  inflar os números da plataforma Hana, de acordo com um relatório da consultoria Cowen and Co., por conceder descontos a outras plataformas vendidas em combinação com o Hana, de modo a parecer que o produto está crescendo mais rápido do que ocorre na realidade, a SAP obteve um apoio de peso para rebater a denúncia. Na última quinta-feira, 4, o analista Adam Wood, da Morgan Stanley, saiu em defesa da multinacional alemã.

Para Wood, a incriminação feita pelo analista Peter Goldmacher, da Cowen and Co, pode ser aplicada a qualquer companhia. "O que ele está dizendo é que as companhias têm o controle de como elas reportam o crescimento das vendas de produtos, então, se você excluir aqueles produtos com altas aceleradas na SAP, como SAP Hana e SAP Mobile, o restante não está crescendo tão rapidamente", explica o especialista do Morgan Stanley.  "Se a taxa geral de crescimento da SAP fosse baixa, a análise de Goldmacher até poderia ser útil. Mas os índices são bons, cerca de 10%, muito melhores que empresas equivalentes."

Em contrapartida, Wood vislumbra uma política de descontos, conforme sugeriu Goldmacher. "Não achamos que a SAP dê descontos no Hana, mas pode haver descontos em outros produtos caso os clientes optem por esta plataforma, porque eles querem que a base aumente", disse. A SAP afirmou ao blog All Things Digital que mais da metade dos contratos desse segmento foram vendas únicas, ou seja, não empacotadas com outros softwares ou serviço e impactadas por eduções de preço.

Ele ainda chama o trabalho de Goldmacher de "um pedaço pobre de análise cujo resultado só poderia ser que a SAP parasse de divulgar tantas informações no futuro, em linha com seus concorrentes, o que seria uma vergonha". 

A assessoria da SAP no Brasil classificou as suposições como "imprecisas", porque as transações de SAP Hana são "negócios independentes". Em nota enviada à TI Inside Online, a empresa afirma que as unidades de negócios HANA, Mobilidade e Computação em Nuvem estão apresentando crescimento mais rápido dentro do portfólio.  "Isso não é de surpreender – o alto crescimento nestes segmentos inovadores é consistente com as demandas dos clientes e o mercado em geral. Nossas principais áreas de atuação, Aplicações e Análise, continuam crescendo também", diz o comunicado.

Além disso, a multinacional alemã lembrou a divulgação do relatório sobre resultados financeiros do primeiro trimestre no dia 19 de abril, "oportunidade na qual abordaremos mais detalhadamente o desempenho em todas as principais linhas de negócios".

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.