Microsoft firma acordo com bancos para impulsionar tecnologia de gestão de bitcoins

1

A Microsoft anunciou uma parceria estratégica com o consórcio R3, que reúne 43 instituições financeiras globais, para acelerar o uso de blockchain, tecnologia que funciona como um enorme e descentralizado livro contábil de todas as transações feitas com bitcoins (moedas digitais), que é verificada e compartilhada por uma rede de computadores global. A indústria financeira está investindo cada vez mais na tecnologia, apostando que reduzirá custos e aumentará eficiência.

Segundo o consórcio, ela permite que os bancos e as empresas participantes da rede de negócios completem transações financeiras com maior velocidade, segurança e transparência em relação às soluções atualmente utilizadas. Mas ela não se limita às bitcoins — pode ser usada também para assegurar e validar as trocas de quaisquer dados.

A plataforma de blockchain da Microsoft é baseada na nuvem e vai atender todos os bancos membros do consórcio R3. O acordo é parte da estratégia da fabricante de software para sair na frente de empresas como Google, IBM e Amazon.com. O anúncio foi feito pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante a conferência da empresa Envision, realizada na segunda-feira, 4, em Nova Orleans, EUA.

Conforme os termos do acordo, a Microsoft fornecerá ferramentas, serviços e infraestrutura de nuvem para os laboratórios que o R3 tem espalhados pelo mundo, bem como arquitetos, gerentes de projeto, assistentes de laboratório e serviços de suporte. Os laboratórios do R3 irão coordenar as experiências e certificar as implementações de blockchains.

A Microsoft irá colocar uma equipe de cinco pessoas dedicadas ao projeto, mas poderá alocar mais conforme a necessidade. Já o R3 tem 52 funcionários e continua a contratar funcionáruis para os laboratórios e centros de pesquisa. As empresas não revelaram o valor do investimento no projeto.

Segundo o CEO da R3, David Rutter, as primeiras aplicações comerciais da blockchain devem estar disponíveis em cerca de um ano, embora ele avalie que a adoção comercial em larga escala só irá ocorrer dentro de três a cinco anos. Os primeiros bancos que devem começar a implementação de blockchains são o Barclays, Credit Suisse AG, Wells Fargo e UBS AG.

"A parceria entre a R3 e a Microsoft irá dar dimensão o uso da tecnologia e transformar toda a indústria de serviços financeiros", disse Rutter. "A plataforma de serviços na nuvem Azure oferece recursos avançados para criação desse ecossistema financeiro, e o compromisso da Microsoft é acelerar a adoção da tecnologia ao redor do mundo e levar a nossa oferta do R3 Lab e centros de pesquisa a um novo nível."

A Microsoft, no entanto, não é a única a apostar na tecnologia blockchain. Outras companhias estão agora construindo suas próprias blockchains que fornecem ferramentas adicionais para a original da bitcoin. A IBM, por exemplo, tem um projeto em andamento, batizado de Projeto Hyperledger, que visa reunir esforços para padronizar a tecnologia para várias indústrias.

1 COMENTÁRIO

  1. Acredito que vai ocorrer maior transparência e o custo operacional vai reduzir muito, mas temos que ter muita ética e controle de origem destino dos links e ips, ainda mais com as implantações de IoT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.