Inteligência Artificial é aplicada no processamento de informações geológicas

0

Mais de 30 geólogos da Gazprom Neft e pesquisadores de aprendizado de máquina da IBM Research Brasil se uniram pela primeira vez para compartilhar conhecimento, experiência e habilidades únicas em um projeto de pesquisa, o Geólogo Cognitivo.

O Acordo de Cooperação assinado por ambas as empresas visa o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de inteligência artificial, como conhecimento avançado em aprendizado de máquina que combine redes neurais profundas como substitutas dos modelos geológicos já existentes, bem como técnicas de raciocínio probabilístico avançado para dar suporte e servir como modelo ao processo de tomada de decisões geológicas baseadas em dados.

Elas têm como objetivo otimizar processos analíticos e caracterizar o valor das informações relacionadas aos modelos geológicos mais relevantes para avançar fluxos de trabalho de exploração e automatizar o trabalho de criação de modelos exploratórios. Estas tecnologias ajudarão a automatizar a rotina operacional e aumentarão significativamente o processo de análise de dados geológicos e geofísicos para uso na exploração de petróleo ou atividades de promoção que não sejam relacionadas a projetos em águas profundas, no mar Ártico ou projetos de xisto.

O foco do sistema é identificar, modelar, integrar e prever informações críticas sobre o objeto geológico em prospecção, dando suporte ao processo de tomada de decisões por meio da utilização de dados análogos já descobertos e tecnologias de Big Data para processar matrizes extensivas de dados.

Graças a essa iniciativa, o ciclo típico de exploração geológica pode ser reduzido significativamente: um processo que até então levava até 6 meses para ser concluído, agora, pode ser feito em apenas um mês. Além disso, a qualidade da previsão poderá ser melhorada a cada novo projeto, por meio do uso de tecnologias cognitivas e modelos de aprendizagem contínua.

A criação de metamodelos digitais combinando todas as informações sobre uma meta de exploração resulta em prazos de entrega mais curtos (reduzido de três anos para seis a 12 meses) e melhora a qualidade das operações de prospecção geológica.

O acordo de cooperação entre a Gazprom Neft e a IBM Research Brazil complementa a emenda ao atual Memorando sobre Cooperação Estratégica em Tecnologias Digitais entre a Gazprom Neft e a IBM, que foi assinado no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo em 2018.

O objetivo do acordo é consolidar ainda mais os planos de cooperação de longo prazo entre as duas empresas, bem como estender a experiência bem-sucedida de acordos anteriores, assinados no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo entre 2015 e 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.