TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Corrida para implementar soluções em software livre

Postado em: 05/05/2008, às 20:55 por Redação

O Serpro divulga norma para intensificar o uso de soluções em plataforma aberta em todas as unidades da empresa. A medida visa acompanhar o Governo Federal na adesão ao formato aberto de documentos digitais (ODF), definido na arquitetura de Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – E-ping.

A norma traz, além de outras determinações, a adoção de formato ODF para todos documentos gerados no Serpro, seguindo o modelo adotado pela ABNT (ABNT NBR ISO/IEC 26.300:2008); definição da estação Gnu/Linux como a padrão do Serpro, com novas restrições às estações Windows; limites mais restritos para uso do Microsoft Office, até a sua total remoção.

Além disso, o Serpro decidiu restringir a compra, desenvolvimento e internalização de soluções que impossibilitem a implementação de software livre em âmbito de estações internas e rede da empresa. Ou seja, se houver compra de tecnologias, estas devem ser compatíveis com o uso de softwares abertos, visto que o objetivo da norma em questão é não permitir avanço do uso de sistemas proprietários na empresa.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top