Corrida para implementar soluções em software livre

0

O Serpro divulga norma para intensificar o uso de soluções em plataforma aberta em todas as unidades da empresa. A medida visa acompanhar o Governo Federal na adesão ao formato aberto de documentos digitais (ODF), definido na arquitetura de Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – E-ping.

A norma traz, além de outras determinações, a adoção de formato ODF para todos documentos gerados no Serpro, seguindo o modelo adotado pela ABNT (ABNT NBR ISO/IEC 26.300:2008); definição da estação Gnu/Linux como a padrão do Serpro, com novas restrições às estações Windows; limites mais restritos para uso do Microsoft Office, até a sua total remoção.

Além disso, o Serpro decidiu restringir a compra, desenvolvimento e internalização de soluções que impossibilitem a implementação de software livre em âmbito de estações internas e rede da empresa. Ou seja, se houver compra de tecnologias, estas devem ser compatíveis com o uso de softwares abertos, visto que o objetivo da norma em questão é não permitir avanço do uso de sistemas proprietários na empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.