CERT.br apresenta nova versão da Cartilha de Segurança para Internet

0

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança a versão 4.0 da Cartilha de Segurança para Internet.
Com conteúdo atualizado e temas como redes sociais e celulares, a Cartilha apresenta no Capítulo 1 uma introdução sobre os riscos e os cuidados necessários no uso da Internet. Do Capítulo 2 ao 6 os riscos são apresentados de forma mais detalhada, enquanto que do Capítulo 7 ao 13 o foco principal são os cuidados a serem tomados e os mecanismos de segurança existentes.

A cartilha agora contém ilustrações e inovações técnicas importantes. A cartilha é licenciada no Creative Commons (CC BY-NC-ND 3.0) e sua disponibilização está em HTML5. Em breve, também será possível acessá-la pelo formato de livro eletrônico (ePub).

“A versão anterior datava de 2006 e, em seis anos, muito mudou no uso da Internet, desde o número de dispositivos conectados até o comportamento dos usuários”, ressalta Miriam von Zuben, Analista de Segurança do CERT.br.

Fascículos e slides
Uma das principais demandas dos usuários à Cartilha do CERT.br era a possibilidade de facilitar a discussão de tópicos específicos. A partir desta versão, serão disponibilizados periodicamente fascículos especializados: os dois primeiros, já disponíveis no segundo semestre, serão sobre “redes sociais” e “senhas”.

Slides sobre esses temas também estarão disponíveis para download, com a finalidade de auxiliar professores a disseminar o conteúdo em sala de aula ou cursos. “Muitas vezes somos levados a pensar que a Internet contém riscos e ameaças técnicas impossíveis de serem resolvidos. Com estes materiais, pretendemos mostrar que pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia podem contribuir para aumentar a segurança do usuário ao utilizar a rede”, completa Miriam.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.