HP não vai se transformar em empresa de software, afirma CEO

0

"O futuro da HP está no processamento de big data." Foi desta forma incisiva que a CEO da companhia, Meg Whitman, falou sobre o caminho e a estratégia da empresa para os próximos anos, durante apresentação no HP Discover 2012, fórum anual que reúne clientes e parceiros de negócios da empresa e que este ano ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos. De acordo com a executiva, a área de software não é o futuro para o qual a HP está se voltando, já que é vista como um complemento ao portfólio de hardware – negócio pelo qual sempre foi conhecida no mundo e que responde por 70% da receita da companhia.

"Nossa área de software otimiza e diferencia nosso hardware, mas o foco é ajudar nossos clientes a solucionar os problemas mais difíceis. Não estamos aqui para transformar a HP em uma empresa de software", ratificou Meg. Ela ressaltou que a unidade tem papel central no processamento seguro, ágil e simplificado de big data, principal demanda identificada entre os clientes da empresa.

De acordo com a CEO, as mudanças pelas quais a tecnologia da informação está passando com big data, ferramentas de mídias sociais e mobilidade mexem com a origem da computação. "O grande problema é que a TI nasceu para processar informação organizada e estruturada, o que representa apenas 15% do total disponível", observa Meg. A executiva citou também os software da Autonomy e da Vertica, empresas adquiridas no ano passado pela HP, que trabalham justamente com dados não estruturados para extrair vantagem competitiva com as informações coletadas.

O foco em hardware fica patente nos lançamentos recentes de servidores e infraestrutura para data centers, mas que são voltados para a deduplicação de dados. "Não estamos preocupados com a comoditização de infraestrutura de TI. Somos capazes de estar a frente disso, com tecnologias que quebram paradigmas, à frente da indústria", afirmou a CEO, que há oito meses está no comando da empresa.

No momento, a HP passa por uma reestruturação, a fim de ganhar fôlego e recuperar o terrreno no mercado, especialmente no segmento de PCs, no qual vem enfrentando dificuldades para competir e crescer. Durante divulgação do balanço fiscal da empresa, na semana passada,  Meg confirmou o corte de 27 mil funcionários em todo o mundo, visando economizar até US$ 3,5 bilhões. A fabricante registrou queda de 31% no lucro do segundo trimestre fiscal, cujo término foi em 30 de abril, e declínio de 3% na receita.

Mercado brasileiro

Na área de software, a HP está em busca de parceiros para o desenvolvimento de soluções integradas no Brasil. "No ultimo trimestre, nossa área cresceu 22% mundialmente e o Brasil foi um destaque acima da média", diz Silvio Maemura, diretor de software e soluções da HP Brasil. Ele esclarece que a intenção não é desenvolver aplicações, mas permitir que clientes criem soluções com as ferramentas oferecidas pela companhia.

O executivo explica que o país representa um mercado com enorme potencial em software para a HP, especialmente pela falta de mão de obra qualificada nos desenvolvedores. "Grande parte dos erros e áreas críticas de software acontecem no desenvolvimento. Como nossos principais lançamentos na estratégia de infraestrutura convergente são ferramentas de automatização de detecção e correção de erros, que atuam diretamente nisso, o mercado brasileiro acena com um horizonte de crescimento para a HP", conclui Maemura.

Na área de infraestrutura, a aposta da HP está no centro de pesquisa e desenvolvimento no Rio Grande do Sul. "No Brasil, mantemos mais de 200 pesquisadores para desenvolvimento de soluções de armazenamento, além de impressão e outras áreas correlacionadas, para o mundo todo", ressalta o diretor de vendas da unidade de servidores da HP Brasil, Carlos Toledo. Em ambas as áreas, o país mantém crescimento acima da média mundial, diz ele.

*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.