Seis grupos apresentam propostas para leilão da internet móvel 4G

0

A Agência Nacional Telecomunicações (Anatel) confirmou que seis grupos entregaram nesta terça-feira, 5, propostas para o leilão das faixas de frequência de 2,5 GHz e de 450 MHz para internet móvel de quarta geração (4G). A abertura dos envelopes está prevista para ocorrer no dia 12 de junho. Os grupos são Claro, TIM, Vivo, Oi, Sky e Sunrise. Também se credenciaram a Americel, do mesmo grupo da Claro, e a Intelig, que pertence à TIM.

O critério de seleção da proposta vencedora da faixa de 450 MHz será o de menor preço ao consumidor. Caso não haja propostas ou sejam apresentadas propostas insatisfatórias, a faixa de 450 MHz será ofertada junto com lotes da faixa de 2,5 GHz. Nessa hipótese – lances para lotes com faixas de 2,5 GHz e de 450 MHz –, os vencedores serão aqueles que apresentarem os maiores valores pelo direito de exploração.

Segundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades sedes da Copa das Confederações estarão cobertas por 4G até 30 de abril de 2013, enquanto as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2014. Até 31 de dezembro de 2015, as áreas rurais até 30 quilômetros da sede de todos os municípios brasileiros terão cobertura na faixa de 450 MHz, com serviços de voz e dados.

No início de maio, a Anatel havia recebido pedidos de alteração do edital do leilão. As sugestões foram feitas pela TIM, Oi, Vivo, Claro e a sueca AINMT, controladora da Net1, que disseram ser uma maneira de "aperfeiçoar" o processo. Dez dias depois, o Ministério das Comunicações afirmou que as resistências estavam "totalmente superadas".

Atualizada às 14h13.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.