'CNI portuguesa' quer parceria luso-brasileira em ciência e tecnologia

0

O presidente Associação Industrial Portuguesa (AIP), equivalente à Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Brasil, Jorge Rocha de Matos, defendeu nesta quinta-feira (5/7) a criação de pólos de ciência e tecnologia conjuntos para as empresas portuguesas e brasileiras atacarem outros mercados. "As redes de empresas portuguesas no Brasil e brasileiras em Portugal, poderão vir a constituir uma rede de pólos de ciência e tecnologia para que as empresas dos dois países possam atacar terceiros mercados", disse Rocha de Matos.

Ao discursar no 1º Encontro Luso-Brasileiro de Parques Ciência e Tecnológicos, em Lisboa, Matos, que também é presidente da Lispolis, entidade gestora do Pólo Tecnológico de Lisboa, apoiou ainda o desenvolvimento de parcerias econômicas e o surgimento de novas empresas que possam atuar em mercados de outros países.

"Os parques tecnológicos são uma resposta positiva e contribuem para reforçar a cadeia de valor das empresas que neles se instalam, além de beneficiarem da logística, tão importante hoje para o aumento da competitividade numa economia global", acrescentou Matos.

O dirigente empresarial considerou ainda que os parques são "um excelente ponto para o desenvolvimento das boas políticas de ciência e tecnologia", além de serem catalizadores de boas políticas públicas direcionadas a esta área.

Quarenta brasileiros estiveram presentes no encontro, entre responsáveis de governos estaduais, universidades, agências de pesquisa e entidades de gestão de parques de ciência e tecnologia.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.