Parlamentares iniciam discussões da estratégia para TI e comunicação

0

A proposta do governo de criar modelos de negócios para estimular o mercado interno de consumo de software, serviços de tecnologia e comunicação deverá contar com o apoio de peso entre os parlamentares. O deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista de Informática, acredita nisso. Ele informou que os deputados deverão iniciar nas próximas semanas as discussões sobre da Estratégia Nacional para Tecnologias da Informação e Comunicação (ENTICs), iniciada pelo governo por intermédio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sob a liderança do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A proposta visa estimular o mercado interno de consumo de software, serviços de tecnologia e comunicação por meio da estruturação de ofertas pela indústria de informática e telecomunicações para atender a necessidades de diferentes cadeias produtivas. Está previsto ainda o detalhamento das principais ações que ficarão a cargo do governo, empresas e sociedade no processo da disseminação das TICs no país nos próximos 15 anos, além de inclusão de metas no Plano Plurianual (PPA) do governo. Segundo Semeghini, o projeto poderá gerar cerca de R$ 9 bilhões para a economia brasileira até 2010, caso seja colocado em prática ainda neste ano.

As discussões com os representantes dos setores de software, telecomunicações já foram iniciadas. Na última terça-feira (3/7), no Rio de Janeiro, várias entidades estiveram reunidas para promover a convergência de visões da sociedade sobre as políticas públicas e privadas, entre elas o marco regulatório, certificação e padronização, mercados (doméstico, exportação), financiamento, recursos humanos e inovação. Semeghini já solicitou ao secretário-executivo da Frente Parlamentar Mista de Informática, Leonardo Humberto Bucher, que represente a frente nas discussões no âmbito da ENTIC, converse com os parlamentares e prepare atividades de debates sobre o tema. Segundo Bucher, a previsão da primeira atividade deverá acontecer já nas primeiras semanas de agosto.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), as iniciativas previstas na Estratégia Nacional para Tecnologias da Informação e Comunicação estão alinhadas com a estratégia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam a inclusão digital e social por meio da utilização de tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.