TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Parlamentares iniciam discussões da estratégia para TI e comunicação

Postado em: 05/07/2007, às 22:08 por Redação

A proposta do governo de criar modelos de negócios para estimular o mercado interno de consumo de software, serviços de tecnologia e comunicação deverá contar com o apoio de peso entre os parlamentares. O deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista de Informática, acredita nisso. Ele informou que os deputados deverão iniciar nas próximas semanas as discussões sobre da Estratégia Nacional para Tecnologias da Informação e Comunicação (ENTICs), iniciada pelo governo por intermédio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sob a liderança do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A proposta visa estimular o mercado interno de consumo de software, serviços de tecnologia e comunicação por meio da estruturação de ofertas pela indústria de informática e telecomunicações para atender a necessidades de diferentes cadeias produtivas. Está previsto ainda o detalhamento das principais ações que ficarão a cargo do governo, empresas e sociedade no processo da disseminação das TICs no país nos próximos 15 anos, além de inclusão de metas no Plano Plurianual (PPA) do governo. Segundo Semeghini, o projeto poderá gerar cerca de R$ 9 bilhões para a economia brasileira até 2010, caso seja colocado em prática ainda neste ano.

As discussões com os representantes dos setores de software, telecomunicações já foram iniciadas. Na última terça-feira (3/7), no Rio de Janeiro, várias entidades estiveram reunidas para promover a convergência de visões da sociedade sobre as políticas públicas e privadas, entre elas o marco regulatório, certificação e padronização, mercados (doméstico, exportação), financiamento, recursos humanos e inovação. Semeghini já solicitou ao secretário-executivo da Frente Parlamentar Mista de Informática, Leonardo Humberto Bucher, que represente a frente nas discussões no âmbito da ENTIC, converse com os parlamentares e prepare atividades de debates sobre o tema. Segundo Bucher, a previsão da primeira atividade deverá acontecer já nas primeiras semanas de agosto.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), as iniciativas previstas na Estratégia Nacional para Tecnologias da Informação e Comunicação estão alinhadas com a estratégia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam a inclusão digital e social por meio da utilização de tecnologias.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top