Mercado ilegal de desktops cresce 35% no 2º trimestre

0

As vendas de PCs no mercado brasileiro devem alcançar 13 milhões de unidades neste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 30% na comparação com 2007. O resultado supera a estimativa de que seriam vendidos 11,7 milhões de computadores pessoais, feita no início do ano, de acordo com estudo encomendado à consultoria IT Data pela Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee).

Segundo a consultoria, as vendas de desktops cairão 6%, fechando o ano com aproximadamente 7,5 milhões de unidades, enquanto que as de notebooks crescerão 185%, atingindo cerca de 5,5 milhões de equipamentos.

A pesquisa aponta que, no segundo trimestre, o mercado movimentou 3.174.000 unidades de PCs. Isso representou um crescimento de 36% sobre o mesmo período do ano passado.

O mercado de notebooks alcançou 1.098.000 unidades, um aumento de 200% em relação ao segundo trimestre de 2007, muito acima do que a indústria estava prevendo. O segmento doméstico respondeu por 64% das vendas de notebooks nesse período. Já as vendas de desktops atingiram 2.076.000 unidades, o que representa um crescimento de apenas 5% na comparação ao mesmo período do ano passado, reforçando a tendência de migração das pessoas físicas e das microempresas para o notebook. O mercado corporativo respondeu por 54% dos desktops comercializados.

Ainda segundo a pesquisa, no segundo trimestre, o mercado ilegal de desktops chegou a 35%, um crescimento de dois pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre. De acordo com a IT Data, isso ocorreu em decorrência do aumento das compras de micro, pequenas e até médias empresas, que adquiriram seus PCs em revendas que montam desktops sem os incentivos do PPB (Processo Produtivo Básico).

Por outro lado, a ilegalidade no mercado de notebooks caiu de 34%, no primeiro trimestre, para 31,5%, no segundo trimestre. A participação é ainda menor nos notebooks com preço abaixo de R$ 2 mil, superando a média nas faixas de preço acima deste valor.

Nestes 31,5% de notebooks ilegais não estão computados os equipamentos remanufaturados. "É necessário que o consumidor tenha muito cuidado na hora de efetuar uma compra, pois poderá estar adquirindo um notebook usado", diz Humberto Barbato, presidente da Abinee. Segundo ele, esses produtos não possuem a garantia de assistência técnica e suporte dos fabricantes instalados legalmente no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.