Projeto de inclusão digital Casa Brasil recebe 220 propostas

0

O edital de licitação do Casa Brasil conduzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 10,8 milhões recebeu mais de 220 propostas de entidades que desejam receber recursos do governo federal para a construção de 90 casas que funcionarão como espaços comunitários com telecentro, sala de leitura, auditório, estúdio multimídia e laboratórios de informática e ciências. O prazo para o recebimento dos documentos das instituições interessadas se encerrou no dia 22 de agosto.

De acordo com informações da secretaria-executiva do programa, São Paulo, com 12, foi a cidade que recebeu o maior número de propostas, seguida pelo Rio de Janeiro, com 10, e Brasília com 6. A maioria das cidades, no entanto, teve apenas uma entidade interessada. Um levantamento preliminar realizado pela equipe responsável pela análise da documentação aponta que cerca de 15% das cidades contempladas pelo edital ? principalmente localizadas nas regiões Norte e Centro-Oeste ? não receberam qualquer proposta.

Segundo o assessor de inclusão digital do ITI, Edgard Piccino, essa mesma dinâmica foi observada na seleção para o projeto Pontos de Cultura do Ministério da Cultura. Para ele, essas regiões têm movimento sociais em menor quantidade e menos organizados, reduzindo o número de parceiros disponíveis.

Para atender essas cidades o Comitê Gestor do Casas Brasil deverá optar por uma segunda chamada para essas localidades, opinou Piccino. O julgamento das propostas e a divulgação final dos resultados deverão acontecer a partir da segunda quinzena de setembro, quando terá início o processo de contratação das entidades selecionadas.

O Programa Casa Brasil é considerado um dos mais ambiciosos programas de inclusão digital e social do governo federal, voltado para a população de baixa renda sem acesso individual à internet. A idéia é que em um só lugar estejam reunidos um telecentro comunitário, estúdio multimídia capaz de oferecer oficinas de gravação e tratamento de áudio e vídeo, biblioteca popular, auditório para 50 pessoas, laboratório para divulgação da ciência, além de unidades bancárias para a utilização de serviços de governo eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.