Acessa Escola começa a funcionar na rede estadual de SP

0

Começou a funcionar recentemente o projeto Acessa Escola, que permite que todos os estudantes da rede estadual de São Paulo possam utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas de informática, sempre tendo auxílio de monitores treinados. Os laboratórios funcionam das 8h às 20h – para uso livre (salvo algumas restrições) pelos alunos, funcionários e professores – e, para tal, o governo do estado tem desenvolvido um programa de contratação e capacitação de estudantes para atuar como monitores.

Dois mil e cem estudantes das próprias escolas da rede de ensino foram aprovados inicialmente na prova que definiu a ocupação das vagas de estagiário para o trabalho de quatro horas por dia, com remuneração mensal de R$ 340,00. "É muito bom ter esse espaço, já que nem todo mundo possui a ferramenta em casa", diz o monitor Erick Baseto de Mello, de 16 anos, selecionado em concurso para exercer a função. "Essa experiência me dá uma responsabilidade maior com a escola, pois, além de estudar, tenho de cuidar dela também. A gente vê como funciona, fica dos dois lados ao mesmo tempo: o dos alunos e o dos diretores. É uma oportunidade única", conta o jovem estudante do 1º ano do ensino médio da mesma unidade em que trabalha.

A vice-diretora da Escola Estadual Raul Cardoso de Almeida, Sônia Aparecida Tonet Moreno, informa que a nova condição do laboratório de informática gerou animação entre professores e alunos. Ela destaca a importância dessa alternativa de lazer e aprendizado para os jovens num bairro de baixo poder aquisitivo, como é o caso da sua escola. "A maioria dos estudantes daqui não pode pagar uma lan house. Além do mais, o laboratório disponível durante todo o dia possibilita a realização de aulas diferenciadas, mais ricas", completa.

A vice-diretora da Escola Estadual Padre Antonio Vieira, Ana Maria Galegale, tem a mesma opinião da colega. Na unidade, localizada em Santana, bairro da zona Norte de São Paulo, todos se interessaram pela novidade, que ela julga ter o poder de aumentar a integração dos alunos com a escola.

O programa Acessa Escola vai chegar a todas as escolas estaduais de ensino médio até março de 2010. Isso acontecerá em três fases: até o fim de 2008, estará ativo em 600 unidades da capital. No ano que vem, a mais 4 mil, sendo mil até março (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista) e 3 mil até dezembro (outras cidades da Grande São Paulo e interior). Em 2010, às demais 3.527 instituições de ensino, com 12.242 alunos de 16 anos ou mais, como monitores. Até o momento, 5 mil deles foram selecionados. O contrato de estágio é de até 12 meses, com mínimo de seis, podendo ser prorrogado por mais um ano, a critério do aluno e da escola. Eles cumprem jornada de quatro horas diárias de trabalho, em três turnos diferentes: manhã (das 8 às 12 horas), tarde (12 às 16 horas) e noite (16 às 20 horas). São supervisionados por assistentes pedagógicos das Diretorias de Ensino.

Além de dar assistência aos colegas para uso dos computadores, agendar as atividades e controlar o acesso ao laboratório com carteirinhas distribuídas aos usuários, os estagiários observam o cumprimento de algumas regras, como a proibição de navegação em sites de pornografia, jogos de azar e que contenham conteúdo discriminatório, como de incitação ao racismo, por exemplo.

Com informações da Agência Imprensa Oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.