Ações da Sony têm forte queda após anúncio de recall

0

O preço das ações da Sony registrou uma forte queda nesta sexta-feira, 5, depois que a fabricante japonesa de eletrônicos de consumo fez, na quinta-feira, 4, uma convocação mundial para reparo (recall) de milhares de notebooks da linha Vaio, devido a um defeito que pode superaquecer a entrada do cabo de energia externa ao redor do monitor de LCD ou na área da câmera integrada. Isso pode ocasionar derretimento do plástico do gabinete e até mesmo queimaduras.

O recall envolve 440 mil laptops Vaio da série TZ que foram vendidos em todo o mundo entre maio de 2007 e julho de 2008. A Sony foi notificada de 209 casos de superaquecimento de laptops, incluindo sete nos quais os usuários sofreram pequenas queimaduras.

Em comunicado à imprensa nesta sexta, a Sony disse que "o problema leva tempo a surgir e que o mesmo não foi detectado nos testes de controle da qualidade".

Esta não é a primeira vez que a empresa se vê envolvida em problemas por causa de defeito em parte e peças de seus notebooks. Em 2006, a fabricante teve sua imagem seriamente arranhada, quando foi forçada a fazer um recall de quase 10 milhões de baterias de laptop que podiam superaquecer e pegar fogo. Esse incidente custou 51,2 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 480 milhões) ao grupo japonês.

A companhia afirmou, contudo, que o recall do Vaio terá impacto limitado sobre sua receita. Mas alguns observadores da indústria externaram preocupação em relação à reputação da Sony, porque desta vez envolve um de seus principais produtos e a empresa demorou a reportar o problema.

Na quinta-feira, 4, a Sony Brasil divulgou um comunicado convocando os proprietários de notebooks Vaio, série TZ, para a realização de inspeção e, caso necessário, o reparo gratuito nos equipamentos. Segundo a empresa, foram vendidas e importadas oficialmente pela subsidiária brasileira 1.150 unidades de notebooks da série TZ, mas diz não possuir meios de determinar a quantidade total dentro do território nacional, em razão de importações paralelas. Mesmo assim, ela se compromete a realizar a inspeção e eventual reparo gratuitamente em todos os notebooks da linha com defeito.

O consumidor deve entrar em contato com o canal exclusivo pelo número 0800 8807788 para o agendamento de inspeção e mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.