Empresas criam portal para gestão de notas fiscais eletrônicas

0

A empresa de informações de crédito Serasa, a Atos Origin, consultoria e fornecedora de serviços de TI, e a Synchro, fornecedora de soluções fiscais e tributárias, firmaram parceria para desenvolver um portal de gestão de notas fiscais eletrônicas (NF-e). A criação do site tem como estratégia atender as cerca de 40 mil empresas que fazem parte dos setores que serão obrigados a emitir eletronicamente a NFe até dezembro deste ano.

Batizado de Portal Serasa, por meio do site as empresas poderão acompanhar a evolução do projeto Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), do qual a NF-e faz parte, além de gerenciar documentos fiscais eletrônicos que serão incorporados e obrigatórios nos próximos meses, tais como a EFD (Escrituração Fiscal Digital), ECD (Escrituração Contábil Digital), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e MC-e (Manifesto de Carga Eletrônico).

O Portal Serasa fornecerá toda a infra-estrutura e serviços (hardware, aplicativos, certificação digital, integração, suporte, manutenção e treinamento) necessários para que o cliente inicie seu processo de nota fiscal eletrônica na modalidade de venda como serviço (SaaS, na sigla em inglês).

Desde 1º de abril, fabricantes e distribuidores de cigarros, além de produtores, formuladores, distribuidores e importadores de combustíveis, estão emitindo a NF-e em todas as suas operações. Agora, nessa segunda etapa que começou este mês e vai até o fim do ano, a nota fiscal eletrônica passa a ser obrigatória para diversas verticais como fabricantes de automóveis, bebidas, cimento, medicamentos, frigoríficos, ferro-gusa e laminados, entre outros. Em 2009, será obrigatória para todas as empresas (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

"A adoção da nota fiscal eletrônica por meio do portal simplifica significativamente os processos para as empresas, com muita segurança e economia", afirma o presidente da unidade de negócios de serviços de certificação digital da Serasa, Dorival Dourado, ao se referir, sobretudo, às pequenas e médias empresas que teriam de arcar com investimentos em máquinas, sistemas e processos para administrarem o uso da NF-e.

O executivo explica que a emissão da nota fiscal eletrônica envolve, em várias etapas, a certificação digital. "Como a Serasa já possui experiência em certificação digital, detém grande expertise para oferecer, em conjunto com a Atos Origin e a Synchro, uma solução completa de gerenciamento de nota fiscal eletrônica", afirma Dourado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.