Moinho Belarina aposta em soluções SAP

0

Há pouco tempo no mercado de produção de farinhas, massas e biscoitos, o Moinho Belarina, diante do aumento de negócios experimentado, decidiu investir em um sistema de gestão empresarial capaz de organizar processos corporativos de forma a preparar a companhia para o futuro.

Em dezembro de 2010, a empresa iniciou o projeto de implantação do SAP ERP All-in-One Baseline Brasil de Manufatura e do GRC – Nota Fiscal Eletrônica. Até então, a empresa tinha um sistema que não suportava a integração entre as áreas, nem tampouco o rastreamento de processos. "Escolhemos o sistema da SAP porque ele nos permite fazer diversas adequações em seu funcionamento sem a necessidade de alterar a sua programação", afirma o gestor do projeto no Moinho Belarina, Sérgio Yokogawa. "Essa possibilidade reduz drasticamente o número de erros e de “efeitos colaterais” (alterações em uma parte do sistema que refletem de maneira inesperada em outra) ao alterar alguma função do sistema, pois as combinações e possibilidades foram previamente testadas pelo fabricante do ERP", explica.

Segundo o diretor, outro aspecto do SAP levado em conta na hora da escolha foi a competência de escalabilidade do sistema para acompanhar o crescimento da empresa conforme seus processos ganham complexidade.

O Moinho Belarina possui fábricas em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, em Cuiabá, no Mato Grosso, e em Curitiba, no Paraná, além de presença com escritórios nos Estados de Minas Gerais, Paraná e dois centros de distribuição no interior paulista. Por conta dessa distribuição geográfica, também precisava de ferramentas que permitissem a rastreabilidade de seus processos e operações. E o SAP ERP atende a essas necessidades. "Precisávamos de um ERP que abrangesse todas as áreas de negócios desde a compra da matéria-prima até a entrega e recebimento do cliente", diz Yokogawa.

Sem descartar uma eventual abertura de capital ou um acordo com investidores, o Moinho Belarina entende a importância de manter processos organizados conforme as melhores práticas de negócios, bem como de atender a todas as exigências legais.

Para o vice-presidente comercial da SAP Brasil, André Petroucic, a adoção do SAP ERP All-in-One Baseline Brasil de Manufatura e do GRC – Nota Fiscal Eletrônica pelo Moinho Belarina reforça a aplicabilidade das soluções SAP. “O contrato do Moinho Belarina é uma grande conquista e comprova como nossas soluções e serviços são adequados a empresas de todos os tamanhos e segmentos. Estamos satisfeitos em apoiar na reorganizar de processos e auxiliar no crescimento da empresa”, comemora o Petroucic.

Com o suporte da Essence Consultoria, parceira de integração SAP, o Moinho Belarina colocou os novos sistemas em operação já em março deste ano. A partir de então espera colher os frutos da melhor gestão de seus negócios de ponta a ponta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.