Soluções inteligentes para BH

0

Cerca de 100 empresários dos setores de TI, design e engenharia participaram do lançamento do Projeto Smart City BH. A iniciativa, promovida pelo Sebrae-MG, estimula o desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhorem a mobilidade urbana na capital mineira e criam oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas.

O conceito de Smart City (“cidade inteligente”), uso da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida da população, já vem sendo aplicado em várias cidades da Europa, Estados Unidos e Ásia. Rede de sensores, análise de dados, dispositivos integrados, sistemas de controle, plataformas de comunicação e serviços via web, que garantam praticidade e segurança nos serviços de mobilidade são alguns dos exemplos de uma infraestrutura inteligente.

No Brasil, com a aproximação dos eventos esportivos que acontecerão até 2016, o Sebrae-MG pretende estimular os pequenos negócios a criarem produtos e serviços que minimizam os problemas gerados pelo trânsito e facilitam o acesso às informações turísticas online tanto para o turista como para o cidadão.  “Precisamos desenvolver soluções de mobilidade que melhorem o bem-estar dos cidadãos, sejam sustentáveis e criem diferenciais para atrair mais turistas”, explica o diretor Superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.

O projeto integra as ações do Programa Sebrae 2014, que pretende preparar os pequenos negócios para as oportunidades que serão criadas com a Copa. Inicialmente, 40 empresas de Belo Horizonte irão participar da iniciativa. O Sebrae-MG fará um diagnóstico sobre esse mercado na capital mineira e irá elaborar um plano de ação para atuação das empresas. A iniciativa tem o apoio do Governo de Minas e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Setor Smart City

– Estima-se que o mercado de soluções inteligente para as cidades já é de aproximadamente US$ 1,2 trilhão.

– US$ 37 trilhões serão investidos pelas cidades nos próximos 25 anos em soluções de inteligência urbana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.