SDE investiga suposto cartel de fabricantes de discos óticos

0

O Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE), da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, instaurou, na segunda-feira, 3, processo administrativo para investigar possível cartel internacional de discos óticos, leitor a laser utilizado para ler e gravar dados compactados em discos óticos. Em 2008, esse segmento registrou faturamento mundial de US$ 8,3 bilhões.

Os leitores estão presentes em CDs, CDs-ROM, CDs-RW, DVDs, DVDs-RW, Blu-ray, entre outros produtos utilizados na composição de servidores, microcomputadores, notebooks, videogames, sons automotivos e equipamentos de radiodifusão. A Hitachi-LG Data, a Toshiba Samsung e a Sony Optiare, que participam do suposto cartel internacional, vendem para empresas que fabricam ou comercializam discos óticos no mercado brasileiro.

De acordo com a nota técnica de instauração do processo, os discos óticos são fornecidos para empresas de grande porte como Dell, HP, Samsung Electronics, Asus, Gateway e Acer. Para o diretor do DPDE, Diogo Thomson, apesar do prejuízo para essas empresas, o maior lesado é o consumidor. “É um mercado vinculado a aparelhos domésticos, utilizados por grande parte da população. Na ponta, quem paga é o consumidor final”, explicou.

Investigações também estão sendo realizadas por autoridades dos Estados Unidos, União Européia, Canadá, México, Suíça, Cingapura, Hungria, Austrália, Japão, Coréia do Sul, África do Sul e República Tcheca. Se condenadas no Brasil, as empresas podem pagar multa de até 30% do faturamento bruto no ano anterior à instauração do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.