Steve Jobs, criador da Apple, morre nos Estados Unidos

0

Steve Jobs, cofundador e ex-presidente da Apple, morreu nesta quarta-feira, 5, nos Estados Unidos. O executivo sofria de câncer no pâncreas e, por isso, havia deixado o comando da companhia no fim de agosto. "O brilhantismo de Steve, sua paixão e energia foram a fonte de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram a vida de todos nós", disse a Apple em um comunicado. "O mundo é incomensuravelmente melhor por causa de Steve", completa a nota.

Em um comunicado separado, sua família disse que Jobs "morreu em paz hoje cercado por sua família … Nós sabemos que muitos de vocês vão chorar com nós, e pedimos que respeitem nossa privacidade durante nosso período de tristeza", segundo do The Wall Street Journal. Tim Cook, que substituiu Jobs na presidência da empresa, afirmou que "a Apple perdeu um gênio criativo e visionário" e que "Steve deixa para trás uma companhia que apenas ele poderia ter construído e o seu espírito será a base da Apple para sempre".

O executivo é o principal responsável pelo sucesso comercial e a transformação da Apple, que no fim dos anos 1990 esteve próxima da falência, e que na última década se tornou numa das empresas de maior valor de mercado do mundo. Durante suas mais de três década de carreira, Jobs transformou o Vale do Silício tornando-o um centro da indústria de tecnologia e inovação. Além de estabelecer as bases para a indústria de alta tecnologia moderna ao lado de outros pioneiros, como Bill Gates, cofundador da Microsoft, e Larry Ellison, fundador da Oracle, Jobs mudou a forma como os consumidores interagem com a tecnologia em um mundo cada vez mais digital.

O capítulo mais produtivo na carreira de Jobs, no entanto, ocorreu perto do final de sua vida, quando uma seqüência quase ininterrupta de produtos inovadores e de grande sucesso como o iPod, iPhone, Macbook, e iPad mudou fundamentalmente o PC e as indústrias de mídia eletrônica e digital, e ajudaram a transformar a sua empresa em um ícone da cultura pop.

Biografia

Jobs fundou a Apple na garagem da casa de seus pais. Foi em 1975 que ele, juntamente com Stevie Wozniack, criou o primeiro computador da companhia, batizado de Apple I. Posteriormente, em 1977, construiu o Apple II, primeiro computador a ser vendido em larga escala. Mais foi em 1983 que Jobs mostrou ao mundo o Macintosh, máquina que revolucionaria o mercado de computação pessoal.

Depois disso, foi afastado do comando da empresa pelo conselho de administração. Seu retorno à empresa ocorreu em 1997, época em que a empresa estava próxima de fechar devido a um grande problema financeiro. Sua volta ocorreu após a Apple comprar a NeXT Computer, empresa criada por Jobs e cujo sistema NeXTStep seria a base para o modelo atual do Mac OS. A partir daí,  as conhecidas invenções do executivo se transformaram em verdadeiros objetos de desejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.