Wikipedia tira sua página na Itália do ar em protesto à lei de controle da privacidade

0

A página Wikipedia na Itália foi retirada do ar nesta quarta-feira, 5, em protesto contra a lei de controle da privacidade que tramita no parlamento do país. O projeto do governo de Berlusconi prevê, para páginas de notícias e outros sites, a retirada do ar de conteúdos que "ofendam ou prejudiquem a imagem de uma pessoa".

Ao acessar  www.wikipedia.it, um comunicado avisa que a Wikipedia auxiliou internautas nos últimos dez anos a encontrar informações precisas, mas segundo o parágrafo 29 do projeto, "quem se sente ofendido com o conteúdo em um blog, um jornal on-line e mesmo aqui na Wikipedia pode reivindicar o direito a introduzir uma correção – independentemente da veracidade das informações consideradas ofensivas".

O site argumenta que a população já está protegida pela lei atual, que prevê punições ao crime de difamação, e sugere que será censurado caso a nova lei seja aprovada.

No Brasil, apesar de o governo ter enviado no fim de agosto à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2126/11 que cria o marco regulatório da internet, projeto (PL 84/99) que tipifica os crimes cometidos na internet ainda continua parado na Casa por falta de consenso. Alguns parlamentares e especialistas defenderam que primeiro seja discutido o marco civil que traça princípios, direitos e deveres dos usuários, antes que seja votado o projeto que criminaliza certos procedimentos na web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.