Amazônia vai ter rede de processamento de dados em 2008

0

A partir de 2008, um novo sistema virtual criado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) deve entrar em operação. Trata-se da Rede de Processamento de Imagens e Informações Geográficas (Repig), que receberá do Censipam R$ 1,6 milhão para sua criação.

A Repig será responsável pela organização e o armazenamento de informações referentes ao meio ambiente amazônico. A idéia é que esses dados possam ser compartilhados pelos governos municipais e estaduais da região composta por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

De acordo com o coordenador de relações institucionais do Censipam, André Panizza, a nova rede vai utilizar a rede de comunicação do Censipam para a transmissão de dados e de informações de interesse da região, na área de geoprocessamento e georreferenciamento, o que deve facilitar as tarefas como o controle de desmatamentos e de queimadas, execução de planos de desenvolvimento estaduais e municipais, entre outros.

"Com a Repig, a gente reforça ainda mais a atuação do Censipam na região, capaz de articular diferentes órgãos. Acho que a Amazônia ganha muito porque a padronização das informações é uma coisa muito complicada de se fazer, mas, no nosso caso, teremos condições de enviar e receber as informações de forma padronizada e dar um direcionamento global. Com isso, teremos um conjunto de informações que poderão ser acessadas pelo Censipam e também por cada estado. Essas informações poderão ser disponibilizadas pelos estados à população, às universidades, enfim para todos que precisem", afirma.

Segundo Panizza, o primeiro contato entre o Censipam e os governos da Amazônia para efetivação da Repig foi feito no último dia 28. Ele explica que a rede terá como um de seus principais pontos de apoio a atuação dos Centros Estaduais de Usuários (CEUs) do próprio Censipam, que também serão reestruturados e fortalecidos para a implantação da rede.

A direção do Censipam informa que a gestão de cada CEU será de responsabilidade das secretarias designadas pelos governos estaduais, o que poderá contribuir de forma mais precisa para a identificação de demandas locais, aperfeiçoando o conjunto de atividades executadas pelo Censipam e oferecidas pela Repig.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.