Google anuncia oficialmente sua plataforma aberta para celulares

0

O Google anunciou nesta segunda-feira (5/11) uma nova plataforma de software, totalmente aberta e destinada a dispositivos móveis, conforme TI INSIDE Online já havia antecipado no início de outubro. Trata-se do Android, uma iniciativa da Open Handset Alliance (OHA), uma entidade internacional liderada pelo Google e formada por empresas como Intel, Motorola, Qualcomm e Telefônica.

?O objetivo da aliança entre essas grandes empresas é fomentar a inovação no mundo da telefonia móvel?, afirmou Eric Schmidt, presidente mundial e CEO do Google. ?O primeiro fruto dessa aliança é o Android. Acreditamos que ele terá um impacto positivo na vida de bilhões de pessoas, pois ajudará a criar um novo ambiente de computação móvel que vai facilitar a maneira de acessar e compartilhar informações pelo telefone celular.?

?A imprensa especulou muito sobre um certo Google Phone nas últimas semanas, mas o anúncio do Android é muito mais ambicioso do que um aparelho, verdadeiro ou não, poderia ser?, diz Schmidt. ?A plataforma Android irá funcionar em milhares de telefones de dezenas de fabricantes em todo o mundo.?

Com quase 3 bilhões de usuários, o telefone celular se tornou o dispositivo tecnológico mais disseminado do mundo. Se no âmbito do hardware os aparelhos se tornaram cada vez mais fáceis de usar nos últimos tempos, no caso dos softwares faltava um esforço colaborativo por parte da indústria para facilitar a vida dos usuários. Diferentes ambientes de software tornavam difícil a integração entre desenvolvedores, fabricantes e operadoras.

O Android chega para mudar esse quadro. A plataforma está disponível em código aberto (open source), o que dará aos desenvolvedores, fabricantes de celulares e operadoras uma maior liberdade para criar novas aplicações. Um dos objetivos da Open Handset Alliance é desenvolver tecnologias para baixar consideravelmente o custo de criar e distribuir produtos e serviços nos telefones celulares.

Ao contrário da Microsoft, o Google não irá cobrar dos fabricantes do telefone a taxa licenciamento para o software. E vez disso, o custo dos aparelhos poderá ser subsidiado, em parte, por anúncios. A estratégia do Google é capitanear a criação de aplicativos e concorrer diretamente com o Windows Mobile. O Android é também uma tentativa da empresa de estender seu domínio no segmento de anúncios online para a internet móvel.

A plataforma Android é o primeiro passo nessa direção. O Android é formado por sistema operacional e middleware. A expectativa da OHA é que os primeiros telefones celulares baseados no Android cheguem ao mercado no segundo semestre de 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.