Incidentes de segurança nas redes acadêmicas e científicas caem 59%

0

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) registrou queda de 59% nos incidentes de segurança no terceiro trimestre envolvendo as redes de computadores das comunidades acadêmica e científica brasileiras na comparação com o mesmo período de 2006.

De acordo com dados da RNP, 8.080 incidentes de segurança foram detectados e tratados pelos técnicos da RNP no trimestre. Na comparação com igual trimestre de 2006, representa 11,6 mil incidentes a menos. A queda acentuada, segundo a RNP, é reflexo direto das ações proativas do Cais para identificar e erradicar máquinas infectadas e da maior conscientização das instituições em preservar a operação e a integridade de suas redes.

Do total de incidentes de segurança, de acordo com a RNP, 49,12% referem-se a envio de spam em grande escala, 18,57% a tentativas de invasão de sistemas e 13,89% à propagação de vírus e worms através de botnets (computadores infectados e controlados à distância). Também foram tratados 225 casos de troca de páginas, em que o hacker substituiu o conteúdo original de uma página web ou incluiu conteúdo não-autorizado, e ainda 88 casos de phishing, ataques que têm por objetivo obter dados confidenciais de usuários.

O nível de infecção de sistemas e ataques tem diminuído, se comparadas as médias mensais de incidentes dos dois últimos trimestres, de acordo com a RNP. Enquanto no segundo trimestre, a média mensal de ocorrências foi de 3.556, no terceiro trimestre essa média foi de 2.693 ocorrências.

O não aparecimento de um novo worm ou vírus com ação propagadora significativa no período contribuiu para esse cenário de queda. A RNP também diz ter havido uma sensível redução na média mensal na comparação com os dois anos anteriores. Enquanto em 2005 e 2006 a média de incidentes foi de 5.110 e 5.901, respectivamente, neste ano a média baixou para 3.146 incidentes mensais.

O Cais trata incidentes de segurança ocorridos na rede nacional acadêmica e científica (rede Ipê), que conecta cerca de 400 instituições de ensino e pesquisa e mais de 1 milhão de usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.