Número de linhas de telefone fixo no Brasil cresce 135% em dez anos

0

O número de linhas de telefone fixo existentes no Brasil cresceu 135% nos últimos dez anos. Em 1997, eram 17 milhões de linhas, que hoje chegam a 40 milhões, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (5/11) durante solenidade em comemoração aos dez anos da criação da Anatel. Ela foi a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil, em 5 de novembro de 1997.

Segundo a agência, o número de telefones públicos também teve um aumento expressivo. Em uma década dobrou o número de orelhões disponíveis, passando de 520 mil para mais de 1 milhão.

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse que graças ao programa de universalização desenvolvido pela agência, atualmente todos os 5.564 municípios brasileiros dispõem de telefonia fixa com acesso individual ou de uso público.

De acordo com ele, a tendência dominante na Anatel é que definições sobre o uso de novas tecnologias não devam ser regulamentadas por ela e sim pelos próprios consumidores, a partir de uma interação com as empresas prestadoras de serviços. Assim, os próprios interessados seriam responsáveis por escolher a tecnologia mais adequada a cada caso.

Com isso, a agência ficaria mais voltada a problemas relacionados à regulação, fiscalização, universalização e ao cumprimento dos direitos do consumidor. ?Deve haver por parte da Anatel uma certa neutralidade tecnológica. Nós queremos trabalhar no sentido de que as várias modalidades de tecnologia possam ser utilizadas?, afirmou Sardnberg.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.