Projeto torna ligações para o serviço 0300 gratuitas

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática pode votar nesta quarta-feira (7/11) o projeto de lei do Senado que torna gratuitas para os consumidores as ligações telefônicas para os números do serviço 0300.

A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e a Lei de Organização dos Serviços de Telecomunicações (9.472/97) para garantir que os serviços de informação estejam disponíveis gratuitamente para o usuário antes e após a aquisição do bem ou serviço. O projeto tramita em conjunto com outras 23 propostas sobre atendimento telefônico gratuito para o consumidor.

O relator, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), apresentou substitutivo em que recomenda a aprovação de 18 desses projetos e a rejeição de outros cinco. O parlamentar afirma que tem havido abusos na prestação de atendimento ao consumidor por telefones com prefixo 0300. "O fato de o ônus dessas ligações recair integralmente sobre os usuários não incentiva o atendimento célere e eficiente pelos fornecedores. Ao contrário, o alto custo das ligações desestimula a busca de esclarecimentos e o registro de reclamações por parte dos usuários."

O substitutivo proíbe a cobrança de serviços telefônicos destinados a receber reclamações ou prestar informações sobre o serviço ou produto. Esse atendimento gratuito passa a ser um direito do usuário, previsto no Código de Defesa do Consumidor. O texto do relator, no entanto, isenta as micro e pequenas empresas da obrigação de oferecer gratuitamente esse serviço de suporte ao consumidor.

O substitutivo também proíbe a cobrança do tempo de espera nas chamadas aos serviços de atendimento telefônico das empresas que utilizem de números de acessos pagos.

Cobranças atrasadas

Outro item da pauta é o projeto de lei do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) que proíbe as concessionárias de telefonia fixa e móvel de cobrar dos usuários débitos referentes a ligações telefônicas realizadas e não lançadas nas faturas após 60 dias da data de realização da chamada.

O relator, deputado Manoel Salviano (PSDB-CE), apresentou parecer favorável com substitutivo. Ele lembrou que resolução da Anatel determina prazos de 60, 90 e 150 dias para as operadoras de telefonia fixa cobrarem chamadas locais, interurbanas e internacionais, respectivamente, contados a partir da realização da ligação. Quanto às prestadoras de telefonia móvel, outra resolução da Anatel determina que a cobrança das ligações seja feita em até 60 dias. Após esses prazos, o débito terá que ser negociado e parcelado, no mínimo, pelo número de meses correspondentes ao período de atraso na apresentação da cobrança.

"Essas regras, ao mesmo tempo que conferem ao usuário a oportunidade de pagar os débitos pendentes de forma parcelada, não imputam às operadoras os prejuízos causados por falhas operacionais que podem decorrer inclusive de fatores alheios às suas responsabilidades", avaliou o relator.

No entanto, Salviano lembrou que as regras de cobrança não devem se restringir aos serviços de telefonia fixa e móvel. "Os conhecidos serviços pay per view ofertados pelas operadoras de TV por assinatura também devem estar sujeitos a essas regras." Assim, o substitutivo do deputado mantém os prazos atuais para cobrança de ligações fixas e móveis e determina prazo de 60 dias para cobrar faturas de TV a cabo.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.