Apple volta a produzir nos Estados Unidos com abertura de fábrica no estado do Arizona

0

Cerca de dez anos depois de fechar a última fábrica nos Estados Unidos e transferir a produção quase que totalmente para a China, a Apple anuncia que irá abrir uma nova planta industrial na cidade de Mesa, no estado do Arizona. A unidade será construída em parceria com a GT Advanced Techonologies, empresa especializada na produção de cristais minerais, que responderá pela fabricação de materiais de safira para os dispositivos eletrônicos da fabricante. A empresa não divulgou, entretanto, quando iniciará as operações.

Segundo comunicado do governo do Arizona, a nova fábrica irá gerar 700 empregos diretos no primeiro ano de operação e 1,3 mil vagas para construção do complexo e outras vagas associadas. O documento não informa, porém, quanto a Apple irá investir, embora fontes ligadas ao assunto afirmem que a fabricante irá aplicar US$ 100 milhões na nova planta, como ponto de partida.

"Estamos orgulhosos de expandir a nossa iniciativa de fabricação nacional com uma nova fábrica no Arizona, e a criação de mais de 2 mil postos de trabalho nas áreas de engenharia, indústria e construção ", disse a fabricante em comunicado. "Esta nova unidade irá fabricar componentes para produtos da Apple e vai funcionar com 100% de energia renovável a partir do primeiro dia."

A decisão da Apple de retomar a produção nos EUA é estratégica, pois, desde que fechou sua última fábrica na Califórnia, em 2004, e transferiu sua produção para empresas terceirizadas na Ásia, ela tem enfrentado inúmeros problemas, principalmente com as más condições de trabalho nas fábricas da Foxconn e outras empresas que operam na China. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.