Audiência discutirá Programa Nacional de Banda Larga

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira, 6, e quarta-feira, 7, audiência pública para discutir a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Também conhecido como Brasil Conectado, o programa foi criado pelo Decreto 7.175, de 12 de maio de 2010, que lista as ações para ampliar a rede de banda larga no país.

Por meio do programa, o governo prevê a implantação de uma rede de telecomunicações nacional, disponível para qualquer prestadora que queira oferecer o serviço de acesso em banda larga. A previsão é que a banda larga de 1 Mbps chegue a cerca de 35 milhões de domicílios até 2014, a um preço de R$ 35. Hoje, o serviço está disponível em 10,2 milhões de domicílios, a um custo médio de R$ 96.

O governo também pretende elaborar medidas para desonerar tributos, assegurar a qualidade dos serviços de internet e estimular a competição entre as empresas do setor.

Inclusão social

A audiência foi sugerida pelo deputado Newton Lima (PT-SP), que é relator da subcomissão especial criada para acompanhar as ações do PNBL, e pelo deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB), que é presidente da subcomissão. O grupo foi formado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Para Lima, é preciso discutir o sistema de banda larga que está sendo implantado no país. “O uso da internet pode contribuir fortemente para a redução das desigualdades sociais e regionais”, disse.

Foram convidados para os debates o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende, o presidente da Telebrás, Caio Cezar Bonilha Rodrigues, o conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) Demi Getschko , entre outros. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.