Ministro agora diz que não há previsão para a produção de iPad no Brasil

0

Embora tenha garantido, há cerca de dois meses, que o iPad produzido no Brasil estaria à venda no período de Natal, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, veio a público nesta segunda-feira, 5, para dizer que a Foxconn não tem estimativas de quando começará a fabricar os tablets da Apple no país. Ele, inclusive, havia sido enfático ao rebater rumores no mercado à época de que a montagem local do produto seria adiada e deu a entender que a fabricação já estava certa, apesar de a fabricante chinesa nunca ter dito isso oficialmente. Já a produção do iPhone deverá ser iniciada no dia 16 de dezembro, afirmou Mercadante.

Segundo informações da agência Reuters, o ministro disse que não há previsão de quando a empresa iniciará a produção do iPad no país. Mercadante acrescentou ainda que, sem a produção local, os tablets da Apple continuarão a ser tributados em 36%. Em setembro, ele havia antecipado que o equipamento seria produzido na fábrica que a Foxconn tem em Jundiaí, no interior de São Paulo, antes do fim do ano.

Há inúmeras dúvidas se o iPad será mesmo fabricado no Brasil. Segundo apurou este noticiário, um dos empecilhos para o início da produção local é a necessidade de flexibilização do Processo Produtivo Básico (PPB), que exige que parte dos componentes sejam produzidos localmente. Sem isso, segundo analistas, a compra de componentes no mercado local pode ser mais onerosa para a fabricante chinesa, que os adquire no exterior em larga escala, portanto a importação pode representar um custo menor para ela. O PPB exige a presença de "conteúdo nacional" nos tablets produzidos no país.

Outro ponto que pode atrapalhar os planos do governo brasileiro de ter o iPad fabricado localmente é a falta de acordo para a construção, pela Foxconn, de uma fábrica de telas de LCD no Brasil, cujos investimentos estão estimados em US$ 12 bilhões. As negociações estão em andamento e o governo intensificou a procura por empresa de capital nacional para participar como parceira na instalação da fábrica, que deve ser montada em conjunto com a Foxconn. O empresário Eike Batista, do grupo EBX, que controla várias empresas nas áreas de recursos naturais e infraestrutura no Brasil, se mostrou interessado numa possível parceria, mas até agora não houve nenhum avanço. Na parte de tecnologia, o interesse do governo é fechar parcerias com Positivo, Semp Toshiba e Itautec.

Enquanto o acordo para a instalação da fábrica não for concretizado, dificilmente a Foxconn iniciará a produção de iPad no Brasil. Isso porque o PPB exige que, em 2013, parte das telas de LCD usadas nos tablets fabricados no país sejam de conteúdo nacional (produzidas localmente). E sem a garantia de que terá condições de atender as exigências do PPB, a Foxconn pode optar por não fabricar o iPad localmente, avaliam analistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.