Perto investe R$ 38 milhões em nova da fábrica no Rio Grande do Sul

0

Com um investimento de R$ 38 milhões, a Perto, fabricante brasileira de equipamentos para automação bancária e comercial, pertencente do grupo Digicon, inaugurou nesta quinta-feira, 5, uma nova fábrica no Rio Grande do Sul, na cidade de Gravataí. A empresa, que neste ano comemorou 25 anos de atuação no mercado, tem mais de 45 mil terminais bancários comercializados no mundo.

O investimento na planta gaúcha inclui a aquisição de equipamentos de altíssima precisão e o aumento da área construída, que passará de 33 para 44 mil metros quadrados. Com a nova unidade, a capacidade de produção da Perto irá dobrar de 800 para 1,4 mil terminais bancários por mês.

Em janeiro, a Perto inicia a construção de uma unidade na Índia, localizada na cidade Jaipur. Num primeiro momento, a fábrica indiana produzirá cofres inteligentes, sendo que os componentes mais complexos, como os dispensadores de cédulas, serão importadas do Brasil e montados na Índia.

O investimento no Rio Grande do Sul celebra a trajetória de crescimento do Grupo Digicon, que iniciou suas atividades no Estado há 36 anos. Nessa história de sucesso surgiu a Perto, que em 25 anos se tornou a única companhia brasileira a disputar um mercado dominado por grandes players.

Na primeira fase da nova unidade, a geração de empregos chegará a 80 profissionais, com a previsão de aumento de mais 200 postos de trabalho. No total, o grupo Digicon possui cerca de 2 mil empregados. "A empresa tem se mostrado competitiva e inovadora para conquistar novos desafios e se antecipar às tendências de mercado", afirma o presidente da Perto, Thomas Elbling.

O projeto da nova fábrica foi desenhado com layout prevendo um fluxo contínuo de materiais e produtos ao longo dos diversos processos. A estimativa é reduzir o tempo de movimentação de material durante a produção em até 50%, melhorando a administração de estoques.

A nova unidade abrigará a fabricação mecânica, desde o estoque de matéria-prima e os processos de usinagem, corte, planificação, dobra e furação, dentre outros. Ela também recebeu equipamentos de última geração, como uma injetora de plástico de grande dimensão, equipamentos de corte a laser e solda seletiva e centros de usinagem de múltiplos eixos.

Novas tecnologias

Dentre as novas tecnologias incorporadas ao parque industrial da Perto, um dos destaques é o equipamento de solda seletiva para complemento de montagem de placas eletrônicas. Existem poucos equipamentos com essa tecnologia no Brasil — menos de dez —, que permitem soldar com extrema precisão pontos específicos e individuais de uma placa de circuito impresso com os componentes SMT já montados.

"Isto elimina complementos manuais, aumentando a qualidade final das placas produzidas, controlando com exatidão a quantidade de solda, a temperatura e o tempo de aquecimento de cada ponto", explica Guimarães. A área de montagem de placas ainda recebeu equipamentos automáticos de inspeção ótica, capazes de verificar se uma montagem esta perfeitamente conforme as especificações de projeto.

Também foram incorporados ao processo máquinas de corte plasma para chapas de aço com mesa aspirada. É uma tecnologia nova nesse tipo de máquina, que não usa água na mesa de corte para filtragem dos gases e retenção de particulados sólidos, sendo, portanto, um sistema mais limpo e ecologicamente correto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.