Governo do DF envia contratos com empresas de TI para o STJ

0

Dois servidores da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal entregaram nesta quarta-feira, 6, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) levantamento sobre o pagamento de contratos de informática feitos pelo governo local entre 2000 e 2009. Os documentos, distribuídos em dois volumes, somam mais de mil páginas, de acordo com o STJ, que pediu o envio do material para apurar o suposto esquema de corrupção envolvendo o governador José Roberto Arruda (sem partido). Arruda foi acusado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa de receber R$ 3 milhões de propina relativa a contratos com empresas de informática.
No último dia 18, o STJ determinou que a secretaria encaminhasse as planilhas referentes ao período de 2007 a 2009 com ordens bancárias, datas de pagamento e as contas bancárias dos beneficiados.
O governo do DF decidiu, no entanto, enviar os dados a partir de 2000, englobando governos anteriores ao de Arruda. No caso os mandatos de Joaquim Roriz e de Maria de Lourdes Abadia, então vice-governadora, que assumiu o cargo em 2006, quando o ex-governador saiu para concorrer a senador, cargo do qual renunciou para evitar uma possível cassação por suspeita de envolvimento em irregularidades.
A requisição dos documentos faz parte da investigação do STJ sobre as denúncias de distribuição de recursos ilegais do governo local a deputados distritais em troca de apoio político. De acordo com a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, a partir de informações do ex-secretário, Durval Barbosa, o dinheiro viria de empresas que prestam serviço ao governo local.
Nos depoimentos que prestou aos promotores de Justiça Sérgio Bruno Cabral Fernandes e Clayton da Silva Germano, do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e Territórios, Barbosa, citou algumas empresas supostamente envolvidas no esquema, entre as quais teria apontado as companhais de tecnologia Linknet, Combral, Infoeducacional, Vertax, Adler, Poliedro, Linkdata, Conecta, Prodata, Politec e a B2Br, do grupo TBA.
O material protocolado segue para o gabinete do ministro que cuida do caso, Fernando Gonçalves, que está de férias e retorna ao trabalho no dia 1º de fevereiro, quando o Judiciário inicia os trabalhos de 2010.
Os dados serão entregues ao STJ pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal e deverão ter a indicação das respectivas ordens bancárias, datas de pagamento e contas que receberam os créditos. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.