Ex-CEO da Olympus move ação judicial contra a empresa

0

O ex-CEO da Olympus, Michael Woodford, afirmou nesta sexta-feira, 6, que abriu um processo no Reino Unido contra a companhia. Na ação, ele acusa a fabricante de câmeras digitais de demiti-lo sem base legal, apenas horas após anunciar que abandonaria sua tentativa de retomar o controle da empresa. O executivo afirmou também que também acionará a empresa em um tribunal no Japão.

Woodford foi afastado no dia 14 de outubro, após a eclosão de um escândalo de compra de empresas. Na ocasião, a companhia alegou que o executivo não respeitava a cultura organizacional da empresa, construída em 92 anos de história, e desrespeitava também uma premissa muito valorizada no Japão: a hierarquia. O detalhe é que Woodford estava há apenas duas semanas no cargo, tempo muito curto para que se envolve nas fraudes envolvendo o pagamento de valores exorbitantes de quatro aquisições feitas pela Olympus durante os anos de 2006 e 2008. A empresa é acusada de um rombo de mais de US$ 1 bilhão.

Em entrevista coletiva em Tóquio,  Woodford afirmou que vai buscar uma "indenização substancial e significativa" devido à demissão que quebrou seu contrato de quatro anos com a empresa. Procurada pelo The Wall Street Journal, a Olympus não quis comentar o caso.

O executivo ainda aproveitou para alfinetar o conselho de administração da empresa, acusando seus membros de não darem atenção a seus constantes alertas sobre irregularidades, inclusive votando contra sua posição. Ele também questionou a falta de crítica dos acionistas frente à postura do conselho. Woodford detém uma parcela das ações da empresa, mas não confirma se continuará participando das asembleias de acionistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.