Supercomputador em Pernambuco armazenará dados da RNP

0

Um supercomputador em Recife armazenará os dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo tráfego de informações de 600 instituições de ensino no país. A máquina conta com 1,2 mil processadores que, juntos, são capazes de analisar 4 petabytes de dados, o equivalente a 4 milhões de gigabytes – ou a capacidade de 850 mil discos de DVD.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi escolhida para abrigar o equipamento de computação em nuvem, que deve desembarcar na cidade até abril a bordo de um contêiner.

A escolha de Pernambuco como endereço do megacomputador foi anunciada na quinta-feira, 5, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e pelo governador Eduardo Campos em entrevista concedida no Palácio do Campo das Princesas. “O Nordeste concentra 27% da população brasileira e apenas 13% do PIB [produto interno bruto] e nossa intenção é a de diminuir desigualdades”, justificou o ministro.

A computação em nuvem é uma tendência mundial e consiste no armazenamento de dados na internet em vez dos tradicionais discos rígidos físicos. Entre outras vantagens, o usuário pode ter acesso aos seus arquivos em qualquer lugar do mundo.

Um acordo entre o governo federal e a fabricante chinesa de componentes eletrônicos Huawei, firmado pela presidenta Dilma Rousseff em abril do ano passado, prevê a doação de equipamentos com grande capacidade de armazenamento de dados. Eles vão formar duas grandes centrais de processamento no Brasil. Além do Recife, a cidade de Manaus foi contemplada.

“Na área de tecnologia da informação, a Huawei está trazendo uma grande oportunidade. A computação em nuvem é uma das fronteiras de inovação e de avanço da tecnologia de massa. Isso é fundamental para os consumidores e para o interesse das empresas que utilizam a internet. Mas é, também, uma área muito promissora de pesquisa, de inovação e de desafios tecnológicos”, explicou Mercadante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.