Unidades móveis de segurança pública poderão ter acesso à banda larga

0

A partir de agora, as unidades móveis de segurança pública, como viaturas de polícia, do corpo de bombeiros e da defesa civil, poderão ter acesso à internet em banda larga, por meio de uma antena desenvolvida pelo CPqD exclusivamente para a faixa de 4,9 GHz, direcionada a serviços de segurança.

De acordo com o gerente de sistemas sem fio do CPqD, Fabrício Lira Figueiredo, a nova tecnologia deve facilitar e aprimorar o trabalho dos órgãos de segurança, possibilitando, a partir de sua instalação no veículo, o envio de imagens para delegacias e a consulta a bancos de dados e informações em tempo real, diretamente das viaturas. “A maioria dos sistemas utilizados pelas polícias atualmente realiza apenas transmissão de voz”, esclarece.

Ainda segundo Figueiredo, a expectativa é que os eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos impulsionem a adoção da tecnologia no País devido à intensificação dos investimentos em segurança pública. “Haverá uma grande demanda por serviços de inteligência para garantir a segurança durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016”, destaca.

Embora tenha sido desenvolvida para ser utilizada na faixa de 4,9 GHz, o pesquisador afirma que a antena pode ser facilmente adaptada para outras faixas de frequência, podendo também ser uma opção para o Programa Nacional de Banda Larga.

Figueiredo disse que a tecnologia dá mais flexibilidade para o monitoramento da segurança, pois envolve uma rede sem fio e precisão nas imagens feitas. Ele acrescentou ainda que essa é a primeira vez que a CpqD desenvolve um projeto em parceria com a empresa privada TSM. Segundo ele, a antena é adequada para aplicações em rádios com tecnologia MIMO (multiple-input and multiple-output) e com grande potencial de adoção nas redes móveis de quarta geração (4G).

Os rádios MIMO utilizam múltiplas antenas tanto no transmissor como no receptor, o que aumenta a qualidade e o desempenho da comunicação. “Esse é o primeiro de muitos outros projetos que estamos desenvolvendo. Hoje, temos essa antena para a versão 3,5 GHz e pretendemos expandir a comercialização para a rede de locais como as prefeituras e outras empresas privadas que tenham interesse”, disse Figueiredo.

Este é o primeiro resultado concreto do projeto Radiofrequência para Redes Sem Fio Banda Larga Aplicadas à Segurança Pública, que recebeu R$ 4,7 milhões do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.