Câmara dos Deputados aprova isenção para licença de software

0

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6/2) uma das duas emendas do Senado para o projeto de lei de conversão apresentado à Medida Provisória 328/06, que repassa R$ 1,95 bilhão aos estados e municípios para compensar perdas com a Lei Kandir, pela isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços) em produtos exportados. A MP também reajusta a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A matéria agora irá à sanção presidencial.

A emenda isenta da contribuição de intervenção no domínio econômico a licença de uso e de direitos de comercialização de programa de computador, salvo quando envolver transferência de tecnologia. A isenção é retroativa a 1º de janeiro de 2006.

Essa contribuição foi criada pela Lei 10168/00 para custear o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação, criado pela mesma lei. A contribuição, de 10%, é devida pela empresa detentora de licença de uso ou adquirente de conhecimentos tecnológicos e incide sobre os valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos, a cada mês, a residentes ou domiciliados no exterior, a título de remuneração por essa tecnologia, inclusive exploração de patentes ou uso de marcas.

A emenda dos senadores que antecipava a intenção do governo de conceder correção de 4,5% na tabela do IRPF para 2007 foi rejeitada porque a correção já consta da MP 340/06. Como as medidas provisórias têm força de lei, o reajuste entra em vigor imediatamente. Originalmente, a MP 328/06 tratava somente do repasse de R$ 1,95 bilhão aos estados e municípios para compensar perdas com a isenção do ICMS em produtos exportados. Não houve modificações em relação a esse tema.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.