Serasa mostra protótipo de assinatura digital no celular

0

A Serasa apresenta nesta terça-feira (7/3) na Telexpo 2006, que acontece até o dia 10, no Expo Center Norte, em São Paulo, um protótipo de assinatura digital de transações financeiras via telefone celular, por meio de um projeto realizado em consórcio entre a empresa informações de crédito, a operadora Claro, a Axalto e o Bradesco.

O protótipo está sendo desenvolvido com o Bradesco, que tem um estudo de projeto para incorporar essa nova aplicação para transações em seu internet banking. A Serasa participa como autoridade certificadora, emitindo os certificados digitais, a Claro como operadora de telefonia móvel com tecnologia para absorver o aplicativo, a Axalto como fornecedora do chip que carrega o certificado digital e vai inserido no telefone celular, e o Bradesco como banco que vai incorporar a inovação em seu internet banking.

O diretor de operações de telemática da Serasa, Dorival Dourado, explica que uma das grandes vantagens desse avanço é justamente agregar à mobilidade do celular todas as qualidades da certificação digital no meio virtual. E com redução de cerca de um terço dos custos, já que o certificado embutido no chip dispensa cartão e leitora.

Desde a sua regulamentação com a MP 2200-2, o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo federal através da ICP-Brasil, a infra-estrutura de chaves públicas brasileira, tem sido amplamente utilizado pelo sistema financeiro nacional, pioneiro no uso da certificação digital, sendo o Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), o primeiro e grande usuário dessa tecnologia, em 2002.

Segundo Dourado, dessa época para cá vem se ampliando muito o uso e aplicação dos certificados digitais, seja dos certificados de assinatura (que permitem a pessoas físicas e jurídicas a assinatura digital de documentos); dos certificados de servidor (que servem para proteger websites, criando os chamados sites seguros); ou dos certificados de sigilo (que executam a função de criptografia, ou seja, protegem dados ou textos de forma que somente destinatários designados tenham acesso a seu conteúdo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.