Brasil ainda engatinha na migração para a nuvem pública como parte da transformação digital

0

A Accenture, em parceria com a IDC, publica o estudo "Benchmark de Migração para Cloud Pública", que apresenta o cenário sobre o processo de adoção da cloud pública no País. O levantamento busca medir não somente quanto de migração já se executou, mas também avaliar como está o preparo das áreas de tecnologia para contribuir nos processos de transformação digital das empresas.

Diante de um potencial mercado de cloud pública, que no Brasil tem 45,6% de crescimento composto anual entre 2017-2022*, o estudo indica um baixo grau de maturidade das empresas para o processo de transformação digital, com 82% das companhias ainda na fase inicial dessa jornada.

A análise completa está fundamentada em três dimensões: a primeira considera qual percentual e tipo de aplicações que já migraram ou devem passar para a cloud pública; a segunda, o grau de maturidade em relação à gestão e à segurança do ambiente de migração; e a terceira apresenta uma visão dos gestores sobre o impacto da jornada de migração para os resultados do negócio.

Dentre os dados destacados está o de que 60% das empresas consultadas não têm um plano ou estratégia para aplicações que ainda não estão prontas para a nuvem. Além disso, 53% dos respondentes têm alguma apreensão ou forte preocupação com segurança em nuvem pública.

O relatório ainda traz recomendações para as empresas iniciarem ou avançarem na jornada de migração para a nuvem pública: estabelecer um plano de migração com horizonte de curto, médio e longo prazos; entender que a jornada não se encerra com a migração; usar a cloud pública como um acelerador da inovação na companhia; permitir que o alinhamento com a área de negócio cresça; e assimilar que a área de TI também precisa se transformar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.